CMTC solicita e SMT promove melhorias em trajetos de linhas

Avaliação da operação de linhas para que esse período de obras continua para amenizar os transtornos

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) está desde o dia 14 de setembro avaliando o desempenho de linhas do transporte público que tiveram o trajeto alterado pelos desvios no trânsito promovidos pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). As mudanças oferecem hoje um novo desenho para o tráfego da região Sul da cidade, sendo necessárias para o atendimento às obras do complexo viário da  Avenida Jamel Cecílio.

Ao todo são 12 linhas (veja quadro) que antes do início da construção do viaduto e da trincheira já apresentavam desempenho de velocidade mais lento. O motivo para a baixa velocidade sempre foi o fluxo intenso de veículos na região em horários considerados de pico, razão que motivou a Prefeitura de Goiânia às intervenções no trânsito como neste trecho da Jamel Cecílio, o da trincheira da Rua 90 com a Rua 136, o prolongamento da Marginal Botafogo, a construção de um viaduto na BR-153 para atender o fluxo com destino ao Jardim Novo Mundo e também a construção de cinco corredores preferenciais para o ônibus do transporte público com orçamento para a instalação de dois novos corredores (corredores T-9, 24 de Outubro/Independência) e a continuidade de outros três (corredores T-63, 85 e T-7).

Neste cenário de obras e de desvios no trânsito necessários, o ir e vir oferecidos pelo serviço de transporte público têm sofrido com atrasos. Pelo estudo realizado pela CMTC, algumas linhas computam atrasos de até 40 minutos no tempo de deslocamento. Esse diagnóstico também veio com soluções técnicas para questões de tráfego nesses locais interditados e que foram apresentadas para a SMT e realizadas a contento. Confira o que foi sugerido pela CMTC e já concluído:

-Aumentar o tempo semafórico no cruzamento da Rua PL-03 com Av. Jamel Cecílio em 15 segundos para quem vem pela Rua PL-03;

– Instalação de placas proibindo parar/estacionar ao longo da Rua PL-08 nos dois lados;

-Instalação de placas proibindo parar/estacionar do lado direito da na Av. Botafogo, entre Av. Leopoldo de Bulhões e Rua 1001 no sentido da Av. 2º Radial;

-Retirar semafórico do cruzamento da Av. Botafogo com Av. Leopoldo de Bulhões sentido Av. 2ª Radial;

– Intervenção no acesso da Rua 121 pela Rua 115.

Esse foi o primeiro estudo de impacto no trânsito sofrido por linhas do transporte público. A CMTC vai continuar a avaliação da operação de linhas para que esse período de obras, que é passageiro e com benefícios, possa ter os problemas minimizados.A CMTC vai continuar a avaliação da operação de linhas para que esse período de obras, que é passageiro e com benefícios, possa ter os problemas minimizados.

Número da linha- 2

Parque Atheneu / T Isidoria / Rodoviária

Número da linha- 6

T Veiga Jardim / Centro – Via Eixo 90

Número da linha- 7

T Vila Brasilia / Centro / Rodoviária

Número da linha- 20

T Garavelo / T Bíblia – Via T Isidoria

Número da linha- 21

Parque Atheneu / Flamboyant / T Bíblia

Número da linha- 23

T Praça A / Praça Cruzeiro / Flamboyant

Número da linha- 24

T Bíblia / Flamboyant

Número da linha- 26

T Bandeiras / Flamboyant – Via T 10

Número da linha- 185

T Isidoria / Av E / PUC

Número da linha- 193

PC Trindade / Rodoviária – Via Flamboyant

Número da linha- 283

T Senador Canedo / Go 020 / T Bíblia

Número da linha- 612

Direto / T Garavelo / T Bíblia

Bianca Benetti, da CMTC

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