Iris e Caiado recepcionam ministro Sérgio Moro em visita a Goiânia

Ministro da Justiça e Segurança Pública veio à capital goiana para a primeira visita técnica às forças de Segurança envolvidas no projeto "Em Frente, Brasil"

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, juntamente com deputados e secretários das duas esferas de governo, recepcionaram na manhã desta segunda-feira (23/9) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que veio à capital goiana participar da primeira vistoria técnica às forças de Segurança envolvidas no projeto “Em Frente, Brasil”, ações que têm como foco o combate aos crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos.

Moro chegou ao aeroporto Santa Genoveva por volta das 8h30 e foi recebido pelos chefes dos executivos municipal e estadual. De lá, a comitiva, formada por auxiliares dos dois governos e por deputados estaduais e federais, seguiu para o Paço Municipal, onde o ministro participou de uma entrevista coletiva, quando falou sobre o projeto piloto lançado em Goiânia no último dia 29 de agosto.

O projeto “Em Frente, Brasil” tem como objetivo garantir colaboração entre municípios, estados e União na redução de índices de violência e foi implementado em cinco cidades, uma em cada região do Brasil. No Norte, em Ananindeua (PA), no Nordeste, em Paulista (PE), no Sudeste, em Cariacica (ES), no Sul, em São José dos Pinhais (PR) e no Centro-Oeste, em Goiânia (GO), cuja coordenação ficou a cargo do secrtetário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves.

O prefeito Iris Rezende, que foi ministro da Justiça entre 1997 e 1998, no governo FHC, falou da sua satisfação em ter o Governo Federal preocupado com os problemas que afligem não só Goiânia, mas todo o Brasil, e disse que foi uma emoção ter Goiânia como escolhida para integrar o projeto “Em Frente, Brasil”.

“Quando o ministro lançou o projeto, veio o alívio de saber que alguém no alto escalão do Governo Federal também estava pensando uma questão fundamental: a criança de hoje e o adulto de amanhã”, lembrou o prefeito.

Iris Rezende reiterou que a Prefeitura vai continuar colaborando, através dos centros de Educação Infantil (Cmei) e das escolas de ensino fundamental em tempo integral, com o acolhimento e educação das crianças cujas mães precisam trabalhar para ajudar na renda familiar.

De acordo com o ministro Sérgio Moro, após a etapa de repressão, o projeto prevê ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo. Isso será feito a partir de diagnósticos locais que identifiquem os fatores socioeconômicos que tenham correlação com a incidência criminal.

“Através desse piloto, nós queremos aprender com os nossos acertos e nossos erros. O propósito desta viagem, que na realidade é uma visita e que é apenas uma de muitas que ocorrerão no futuro, é acompanhar mais de perto os resultados e demonstrar que estamos aqui, que estamos envolvidos nesse projeto pessoalmente”, garantiu o ministro.

O governador Ronaldo Caiado, assim como lembrado pelo prefeito Iris Rezende, disse que o reconhecimento do Governo Federal, escolhendo a capital goiana para receber o projeto piloto do “Em Frente, Brasil”, é resultado dos avanços conquistados com a independência e a integração das forças policiais goianas, fatos que ele reivindica como um avanço da sua gestão.

“Quero dizer que avançamos muito e nosso combate tem sido efetivo, para mostrar que existe Estado e que Goiás não vai se ajoelhar à bandidagem nem à corrupção”, disse Caiado.

O secretário Henrique Alves destaca o apoio dado pelo município nesta primeira etapa do programa. ‘O município vai priorizar as ações de fiscalização a estabelecimentos que oferecem risco quanto à segurança pública, principalmente os que se encontram com funcionamento irregular. Na segunda etapa, o foco será saúde, educação, iluminação pública e urbanização”.

O ministro cumpre agenda em Goiânia durante todo o dia e no final da tarde visita a base da Força Nacional em Goiânia, localizada na sede do Comando de Policiamento da Capital, na Avenida Castelo Branco, no Bairro Ipiranga. De lá, o ministro e comitiva seguem para a Escola Municipal Joaquim Câmara Filho, no Jardins do Cerrado IV, região do extremo Oeste de Goiânia.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *