Cais Novo Mundo recebe melhorias

Proposta é que o local seja transformado em Unidade de Pronto Atendimento

O Cais Novo Mundo, unidade de Saúde da região Leste de Goiânia, está passando por uma ampla reforma em toda sua estrutura. A obra é realizada em parceira com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra),  que mantém 15 operários trabalhando no local .

A área do Cais tem 2.301 m² e tanto a urgência quanto os ambulatórios estão recebendo várias melhorias, como as salas de reidratação, enfermarias, reanimação, urgência odontológica, consultórios médicos, sala de eletrocardiograma, medicação e curativos, laboratório, classificação de risco, raio x, administração, almoxarifado,depósito de medicamentos, sala de tele agendamentos e serviço social,  sala de imunização, consultórios odontológicos, escovódromo, sala de atendimento ao idoso e  outras.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é qualificar o local para que receba a certificação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Ampliada Padrão I. Para atender as exigências do Ministério da Saúde, foram realizadas várias modificações, como adequação de banheiros PNE, aumento da área da sala de reanimação, inclusão de quarto individual de curta duração, farmácia na área de emergência, criação de uma sala de espera na urgência, criação de consultório odontológico de urgência, reforma da área de ambulância coberta, divisão da recepção em ambulatório e emergência.

Já estão prontos 90% da obra e a previsão é que ela seja concluída em setembro. Depois de entregue à SMS, inicia o processo de qualificação junto ao Ministério da Saúde.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade compondo uma rede organizada com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.  Se qualificada, a unidade recebe ainda um custeio mensal do Ministério da Saúde conforme a capacidade operacional de funcionamento.
“A transformação do Cais Novo Mundo em UPA vai melhorar o acesso da população à saúde pública e aumentar a capacidade de atendimento do SUS na região Leste de Goiânia”, explica a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *