População de Goiânia ganha mais uma unidade de saúde

Nova sede do Centro de Saúde da Família no Residencial Itaipu vai atender moradores da região Sudoeste e foi entregue durante o Mutirão da Prefeitura

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, entregaram à população neste sábado, 23, mas uma obra na área da saúde. A inauguração teve a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O Centro de Saúde da Família Waldemiro Cruz, no Residencial Itaipu, terá capacidade para atender cerca de 20 mil moradores de quatro bairros da região Sudoeste: Residencial Itaipú, Residencial Itaipú II, Residencial Ana Clara e Residencial Ilhas do Caribe.

A unidade conta com uma área de 740 m², sendo 03 consultórios odontológicos, 01 sala de vacina, 01 farmácia, 01 almoxarifado, 01 escovódromo, 01 sala de triagem, 01 expurgo, 01 auditório, 01 sala de cuidados pré-emergência, 01 sala de ADM, 01 copa, 01 sala de observação e 02 sanitários acessíveis.

A enfermeira Eudi, que trabalha na unidade, afirma que a nova estrutura vai melhorar a qualidade do atendimento. “É muito bom trabalhar em uma unidade como esta, pois temos uma expectativa ainda melhor para atender a comunidade, que é a razão da existência do Estratégia Saúde da Família”.

Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico, de enfermagem, odontológico e vale exame. Além disso, a nova unidade contempla dois novos serviços, a sala de vacina e a farmácia.

O atendimento será realizado por cinco equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e três equipes do Estratégia de Saúde Bucal (ESB).

José de Oliveira é morador da região e agradeceu ao prefeito Iris Rezende pela nova unidade de saúde. “Ficou muito linda e melhorou muito, tanto para o cidadão que vai ser atendido quanto para os funcionários. É uma das unidades mais bonitas do Brasil”, declarou.

A moradora do Residencial Ilhas do Caribe, Francivalda, também estava feliz com o CSF. “Hoje eu venho aqui agradecer o prefeito Iris Rezende, juntamente com sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por esse presente. Eu reivindiquei várias vezes essa melhoria e agora faço questão de agradecer”.

A secretária de Saúde, Fátima Mrué, explicou que entrega da nova Unidade de Saúde da Família cumpre uma política importante do SUS. “O município tem como missão o atendimento na atenção básica, que é cuidar da pessoa no ambiente em que ela vive, no primeiro nível da atenção em saúde. Por isso é importante garantirmos qualidade aos cidadãos que são acolhidos pelo Estratégia Saúde da Família”.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *