Mutirão da Prefeitura volta ao Jardim Guanabara na sua 25ª. Edição

Em parceria com o Governo de Goiás, a grande frente de serviços da Prefeitura coloca à disposição da população de 21 bairros da região Norte de Goiânia mais de 160 serviços públicos das administrações municipal e estadual

Em sua 25ª edição, o Mutirão da Prefeitura de Goiânia, agora em parceria com o Governo de Goiás, volta ao Jardim Guanabara, na região Norte de Goiânia. A grande frente de serviços coloca à disposição da população de 21 bairros mais de 160 serviços públicos municipais e estaduais. Os atendimentos acontecem na Rua GB-27 com as Ruas GB-8 e GB-9, no Jardim Guanabara III e vão até às 16 horas deste sábado, 3. Amanhã, domingo, 4, os trabalhos continuam das 8h às 12h.

A abertura do evento, como ocorre em todas as edições do Mutirão, foi feita pelo prefeito Iris Rezende, acompanhado pelo secretário de Governo do Estado de Goiás, Ernesto Roller, que veio representar o governador Ronaldo Caiado. Além das duas autoridades, participaram da cerimônia do pavilhão nacional vereadores, secretários municipais e o deputado estadual, Vinícius Cerqueira.

O premiado grupo de quadrilha Arriba Saia, cujos integrantes foram recebidos pelo prefeito Iris Rezende na quarta-feira (31/07), em seu gabinete, no paço municipal, será uma das atrações do 25º mutirão, que vai reforçar espaços para manifestações artísticas e culturais.

Esta é a quarta edição do Mutirão da Prefeitura que conta com a efetiva participação do Governo de Goiás. A administração estadual traz para o evento cerca de 45 serviços públicos de sua competência, que se somam aos mais de 120 serviços oferecidos pela própria Prefeitura de Goiânia.

O primeiro Mutirão da atual gestão aconteceu também na região Norte da Capital, em junho de 2017, e desde então já fez mais de 1 milhão de atendimentos em todas as regiões de Goiânia.

As grandes frentes de serviços foram idealizadas pelo prefeito Iris Rezende, ainda na década de 1960, quando ele assumiu a prefeitura de Goiânia pela primeira vez. Naquela época, diz o prefeito, o mutirão era uma prática rural e praticamente ninguém tinha conhecimento do que era isso na cidade.

“Naquela época os recursos da prefeitura eram muito poucos e o povo vivia a carência de praticamente tudo. Na roça, assisti o mutirão acontecendo. Quando alguém precisava fazer uma obra na suas terras, roçar um pasto, abrir uma estrada, ele convidava os amigos, os vizinhos e todos se uniam para realizar aquele serviço. Entendi que essa forma de trabalho, de cooperação, poderia ser implantada na cidade. E assim o fiz. Hoje, o Mutirão é referência até para a ONU. O mundo inteiro usa o sistema de mutirão para atender demandas da população”, lembra Iris Rezende.

Além dos serviços prestados nos estandes das diversas secretarias da Prefeitura, como saúde, educação, assistência social, direitos humanos, procuradoria, finanças, habitação e trânsito, a concessionária de energia elétrica de Goiás, a Enel, disponibilizará no local estrutura para que a população possa trocar lâmpadas comuns pelas de LED, que geram economia de energia. Basta o consumidor levar as antigas e o comprovante de pagamento da conta de luz.

Estarão disponíveis no Mutirão, por exemplo, serviços de emissão de carteira de identidade e CPF, Ipasgo, Detran, Procon, Saneago e Goinfra. O Corpo de Bombeiros vai realizar exposição de materiais e equipamentos, oficinas de primeiros socorros e de prevenção a incêndios. Já a Agehab oferecerá orientação sobre os programas habitacionais do estado, além de tirar dúvidas a respeito do processo de regularização fundiária.

Também será possível fazer inscrição em programas sociais, como o Passaporte do Idoso, Passe Livre Estudantil e ID Jovem, que dá acesso a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Sucesso no último evento, o aulão preparatório para o Enem será ministrado mais uma vez. O conteúdo será focado nas disciplinas de Química e Geografia.

Os serviços de saúde serão fortalecidos com a participação de uma equipe de odontologia.

A secretaria de Saúde ainda vai enviar médicos especialistas em oftalmologia, cardiologia e dermatologia para a realização de consultas e exames gratuitos. Como o atendimento é por senha, a recomendação é que os interessados cheguem cedo ao local.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *