Festival de Ópera de Goiânia recebe maestro italiano

ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, será apresentada nos próximos dias 2 e 3 de julho, às 20h, no Teatro Sesi

O Festival de Ópera de Goiânia 2019 (FOGO) chega ao fim em grande estilo com uma atração internacional. Em forma de concerto, a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, do italiano Gioachino Rossini, será apresentada nos próximos dias 2 e 3 de julho, às 20h, no Teatro Sesi, pela Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, sob a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi.

Nascido em Ferrara, Itália, Alessandro diplomou-se em piano no Conservatório de Milão, especializando-se em composição e regência. Sua carreira internacional teve início em Israel, em 1989, regendo a Jerusalém Symphony Orchestra. Atualmente é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) e Regente Titular e Diretor Artístico da Ópera Orchestra Curytiba (OCC). Por seus méritos artísticos e trabalhos realizados no exterior, recebeu do Presidente da República Italiana o titulo de “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà”, em dezembro de 2009.

“Muita satisfação em voltar a Goiânia e em ter encontrado a a Orquestra Sinfônica de Goiânia, assim como o Coro Sinfônico também pela primeira vez. A satisfação só aumenta por ser no Festival de Ópera, que é uma linguagem que eu me identifico mais. Minha carreira foi pontuada até hoje com mais participações em óperas na Europa e Japão. Então, desde os meus estudos é uma linguagem que sempre ma fascinou. Vivemos um momento difícil para a cultura no Brasil, e ter um festival aqui com vozes extraordinárias é realmente muito prazeroso estar aqui’, afirmou o maestro Alessandro.

‘O Barbeiro de Sevilha’ conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões e espalha boatos. Fígaro desta vez resolve ajudar o Conde Almaviva a conquistar a jovem Rosina, mas Almaviva não quer que ela saiba que ele é um conde. Rosina, por sua vez, é pupila de um velho médico, D. Bartolo, que tem planos para se casar com sua protegida, mas ele está de olho mesmo é na fortuna dela. Bartolo mantém Rosina confinada em casa, acompanhada da criada Berta e, por vezes, do Don Basílio, professor de música. O que será que o Conde e Fígaro irão aprontar para vencer todas essas barreiras para que Almaviva finalmente consiga se casar com Rosina?

O elenco é composto por talentos regionais como Hudson Ayres (Conde), Gustavo Rocha (Basílio), Natália Afonso (Bertha) e Alexandre Vaz (Fiorello), além de grandes nomes do canto lírico nacional como Douglas Hahn ( (Fígaro), Daniel Germano (Bartolo) e Luciana Bueno (Rosina). A regência será do maestro italiano, radicado em Curitiba, Alessandro Sangiogi, uma das maiores autoridades  em ópera  no Brasil. O acompanhamento será feito pelo Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O Festival
O Fogo é uma realização da Prefeitura de Goiânia em parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem como co-realizadores o Governo de Goiás e o Teatro SESI. O objetivo é promover a arte lírica na Capital por meio de ações de formação e difusão artísticas, oportunizando ao público da cidade o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco talentos e grandes nomes do canto lírico no cenário nacional. O FOGO atua na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas objetivando tornar-se uma ação anual permanente, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, que sempre se destacou pela sua tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros do Brasil e do exterior.

Ingressos
A partir de 1º de julho de 2019, a entrada no Teatro Sesi somente será permitida mediante apresentação do ingresso e o portão será fechado às 20h10. Ingressos disponíveis na bilheteria a partir a doação de 2kg de alimentos não perecíveis ou um livro literário. Quem quiser garantir os ingressos antecipadamente, poderá efetuar a troca a partir do dia 01 de julho, em horário comercial, na bilheteria do Teatro Sesi. Mais informações: (62) 3269-0800.

Serviço
Assunto: Festival de Ópera de Goiânia recebe maestro italiano para concerto
Local: Teatro Sesi – Setor Leste Universitário
Data: 2 e 3 de julho
Hora: 20h

Lívia Máximo, da editoria de Cultura

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *