Famílias de Goiânia assinam termo de adesão ao programa Criança Feliz neste sábado

Iniciativa, empreendida pelos governos federal, estadual e municipal, se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento integral na primeira infância

Famílias de Goiânia assinam, neste sábado, 15, a partir das 9h, termo de adesão ao programa Criança Feliz durante evento na escola municipal Joaquim Câmara Filho, no residencial Jardins do Cerrado IV. A iniciativa, empreendida pelos governos federal, estadual e municipal, se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento integral na primeira infância com ações em saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O evento contará com a presença do secretário municipal de Assistência Social (Semas), Mizair Lemes Junior, primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral.

O objetivo é atuar junto a 1.500 famílias para reforçar fatores de proteção entre pais e filhos, com foco em gestantes e crianças de até seis anos de idade. Todas são beneficiárias de programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O secretário Mizair Lemes Junior ressalta a importância do programa ao trabalhar com a primeira infância. “O estímulo nos primeiros anos e o apoio às famílias podem fazer a diferença para toda a vida delas”, afirma. “O fortalecimento dos vínculos, o pertencimento aos grupos sociais e o desenvolvimento integral reforçam as potencialidades, e isso terá reflexo no futuro”, ressalta.

O método de trabalho consiste em visitas semanais às residências por parte de estagiários de nível superior, contratados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, para atuar no estreitamento de lações familiares, relações sociais e consciência de direitos.

Ao todo, a atividade abrange 60 iniciativas com serviços nos setores social, pedagogia, psicologia, design de moda, nutrição, odontologia, enfermagem, biomedicina e terapia ocupacional.

A diretora de proteção social básica da Semas, Maria Goreti Rodrigues, está otimista quanto à realização do programa em Goiânia. “Temos parceiros importantes, como o Governo do Estado, e iniciaremos as atividades no segundo semestre”, afirma. “Com visitas domiciliares podemos integrar as famílias com as políticas públicas”, destaca.

De acordo com a coordenadora do programa Criança Feliz, Maria de Lourdes Corsino Peres, a estratégia é aproximar as famílias do poder público com serviços sociais. “A meta é reconhecer contextos, peculiaridades, e intervir para transformá-los”, conclui.

Serviço
Assunto:
 Assinatura do termo de adesão ao programa Criança Feliz
Data: Sábado (15/06)
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho, localizada na rua das Dracenas, esquina com a rua das Magnólias, residencial Jardins do Cerrado 4

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *