Praça das Mães é entregue a comunidade com novo nome Praça das Mães  São Nicolau

Projeto de revitalização buscou a originalidade da praça e mudança de nome atende comunidade da Igreja Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Nicolau de Goiânia

Após passar por requalificação que resgatou a originalidade e a volta do convívio social, a Praça das Mães, no setor Oeste, foi entregue à comunidade neste domingo, 2, com nova denominação: Praça das Mães – São Nicolau. A solenidade aconteceu pela manhã com a presença do prefeito Iris Rezende, representantes do legislativo goianiense e membros da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Nicolau de Goiânia.

Executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o projeto de revitalização incluiu a construção de calçadas com piso tátil, implantação de bancos de madeiras, lixeiras e canteiros com plantas coloridas contornados com bloquetes de cimento.

Também houve o plantio de gramas, mudas de árvores e palmeiras, além do reforço na luminosidade da área de lazer. A obra ainda incluiu a escultura “Amor de Mãe”, que passou por reparos e ganhou nova pintura e iluminação. O monumento faz parte do conjunto de obras que marca a história de Goiânia, e é localizado centro da praça. A escultura possui 3,2 metros de altura é do artista Antenor Silva, criada em 1969.

Antes do descerramento da placa, o prefeito Iris Rezende participou da missa da Igreja São Nicolou e foi homenageado pelos 60 anos de vida pública. Iris relembrou sua trajetória política e reafirmou o compromisso de trabalhar para deixar a cidade cada vez melhor. “Só nesta gestão, foram mais de 700 praças revitalizadas. E a da Praça das Mães, principalmente do monumento Amor de Mãe, era um desejo do meu coração e de toda comunidade goiana. Estou feliz em entregar á comunidade“, afirmou o prefeito.

A Praça fica em frente à Igreja Católica São Nicolau de Goiânia e é utilizada pelos membros como centro de convivência e lazer. A alteração no nome atende a um abaixo-assinado dos frequentadores que buscaram a Câmara Municipal, na pessoa do vereador Andrey Azeredo. O projeto recebeu parecer favorável e está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça.  Dentro do processo de revitalização, a Prefeitura de Goiânia ainda atendeu a um pedido especial do pároco Rafael Magul e fixou um obelisco com a imagem em homenagem ao São Nicolau.

Para o pároco Rafael Magul, a revitalização da Praça das Mães é um exemplo de que a unidade de culturas – árabe e brasileira – é para fazer o bem. Iris foi visionário quando construiu essa praça e hoje somos gratos à sua gestão por atender um pedido da nossa comunidade, finalizou.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *