Iris inaugura terceira unidade da Atende Fácil

Nova central de relacional presencial com a Prefeitura de Goiânia está instalada na Antiga Estação Ferroviária, no Setor Central. Atende Fácil oferta à população mais de 300 serviços das secretarias de Planejamento e Habitação, Tecnologia, Trânsito e Finanças

A Antiga Estação Ferroviária, um dos principais pontos turísticos da Capital, sediará a terceira Atende Fácil, central de relacionamento presencial com a Prefeitura de Goiânia. A unidade, que será inaugurada pelo prefeito Iris Rezende nesta sexta-feira, 10, às 14 horas, ofertará à população mais de 300 serviços relacionados às secretarias de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), além da Finanças (Sefin), da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Vigilância Sanitária. Uma novidade no espaço é a inclusão do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na carteira de serviços.

Localizada próxima à Feira Hippie, a maior parte dos serviços prestados pela Atende Fácil Estação Ferroviária deve estar relacionada à abertura de Microempreendedor Individual (MEI), cadastro de feirantes e ambulantes, parcelamento de débitos de trabalhadores informais e inscrições no programa Minha Casa Minha Vida. Ao todo, 31 funcionários trabalharão no local de segunda a sábado das 8 às 18 horas. Nos finais de semana, a Atende Fácil Estação Ferroviária terá o maior horário de atendimento entre todas as unidades. A do Paço Municipal, no Park Lozandes, funciona aos sábados das 7 às 12 horas; a do Shopping Cidade Jardim, localizada no bairro homônimo, das 8 às 13 horas, e o posto avançado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), no Setor Sul, não abre aos finais de semana.

Dotada de nove guichês, a nova Atende Fácil tem capacidade diária de 400 atendimentos. A unidade tem atendimento por senha e mecanismos de avaliação do serviço prestado pelos servidores da prefeitura. Uma das principais diferenças das centrais da Prefeitura de Goiânia em relação ao modelo padrão é que, para reduzir tempo de espera e impedir a ociosidade de um posto enquanto outro tem fila, os guichês funcionam em sistema de multiatendimento. Isso significa que não há reserva de atendimento por secretaria. Todos os guichês e funcionários estão preparados para atender à carteira completa de serviços prestados pela Atende Fácil.

A viabilização da central custou R$ 183 mil aos cofres públicos. O investimento faz parte do projeto de expansão da rede própria de relacionamento com o cidadão. O objetivo da prefeitura é qualificar o atendimento ao público, reduzir o tempo de espera e dar melhor resolutividade às demandas específicas do município. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), inclusive, negocia Parcerias Público-Privadas (PPP), a maioria com shopping centers, para abertura de outras unidades. A expectativa é que a quarta Atende Fácil seja inaugurada ainda este ano.

Avaliações

Ao longo de 2018, as Atende Fácil realizaram quase 320 mil atendimentos. A média de satisfação dos usuários atingiu 99,63% no ano passado, percentual acima de outras unidades com formato de atendimento semelhante. O atendimento individual e a infraestrutura tiveram as melhores avaliações por parte dos cidadãos. O tempo de espera também está entre itens bem avaliados. Na unidade do Paço Municipal, o tempo médio de espera em 2018 foi de 10 minutos. Na da Cidade Jardim, de cinco minutos. “No Paço, em abril, por exemplo, tivemos 40.601 avaliações ‘ótimo’; 244, ‘bom’; 10, ‘regular’ e apenas oito ‘ruim’. Apesar do índice de insatisfação ser muito baixo, nos desafiamos a melhorar a cada dia, a corrigir falhas. Vamos levar às novas Atende Fácil toda a expertise acumulada nos últimos anos e nosso empenho constante pela evolução. Nossa expectativa é que o sucesso das outras se repita na Estação Ferroviária ou, melhor, que a nova unidade nos surpreenda positivamente”, afirma o secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo.

Desde que foram inauguradas, uma em maio de 2016 e outra em maio de 2018, as centrais nunca obtiveram taxa de satisfação abaixo de 95%. Para manter o nível de excelência, 86 regras sistematizam e padronizam o atendimento ao cidadão na rede Atende Fácil. Para aumentar os índices de satisfação dos usuários, melhorar a celeridade e a eficiência, o poder público municipal criou um manual, de 30 páginas, que vincula as regras ao valor da gratificação mensal recebida pelos servidores. Pelo mecanismo, infrações resultam em advertências, redução na remuneração dos funcionários e podem levar até mesmo ao afastamento do cargo. “Descumprimento de horário, demora no atendimento, insatisfação do usuário e procrastinação estão entre os exemplos de transgressões que geram perda de pontos para os servidores e, consequentemente, acarreta em redução no valor da gratificação mensal. Há outras mais graves, como o descumprimento de escalas de trabalho e o uso de telefone celular durante o expediente, que são consideradas faltas graves e, por isso, resultam em perdas cumulativas de pontos”, explica Alessandro Melo.

O cumprimento das normas estabelecidas no manual é acompanhado mensalmente por equipe de gestão da Secretaria de Finanças, que tem como subsídio os relatórios diários de atendimento, dados obtidos por meio de equipamentos eletrônicos de mensuração de satisfação, e pesquisas presenciais com usuários aleatórios. “Parte da remuneração dos funcionários da Atende Fácil é dada pelos cidadãos que usam o serviço e há monitoramento rigoroso das metas e normas. Isso ajuda a explicar o nível de qualificação e o que queremos. O foco das Atende Fácil é atendimento de qualidade”, acrescenta o titular da Sefin.

Inauguração
A solenidade de inauguração da terceira central de relacionamento ocorre concomitante à entrega da restauração da Estação Ferroviária, edifício inaugurado em 1950 e tombado em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por ser um dos principais representantes da arquitetura Art Déco. Até a década de 1980 funcionava no local uma estação ferroviária que recebia trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. A Capital detém um dos mais representativos e numerosos acervos arquitetônicos e urbanístico desse estilo francês. Os 22 edifícios e monumentos públicos tombados forma o segundo maior conjunto urbano Art Déco das Américas e é um dos maiores do mundo. A restauração da Estação foi custeada pelo Governo Federal por meio Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) PAC Cidades Históricas.

Serviço:
Assunto: Inauguração da terceira Atende Fácil
Data: sexta-feira, 10 de maio de 2019
Horário: 14 horas
Endereço: Antiga Estação Ferroviária de Goiânia – Avenida Goiás, Nº 1.799, Setor Central
Informações para a imprensa: 3524-3335

Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças

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