SME e PUC promovem I Encontro de Contadores de Histórias

Evento reúne comunidade, professores, alunos e contadores de causos

Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) firma parceria com a turma de Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e promove nesta terça-feira, 23, o I Encontro de Contadores de Histórias, na Escola de Formação e Humanidades da PUC-GO, no Setor Universitário.

O Encontro conta com a presença de professores da rede e contadores de histórias convidados, que se apresentam para educandos das instituições municipais, no período vespertino. No período noturno, o encontro é aberto a comunidade, uma oportunidade para alunos e população apreciarem um momento cultural e passarem por mediações de leituras criativas.

“A ação é desenvolvida pela Gerência de Projetos Educacionais da SME, com objetivo de ampliar a prática da contação de histórias e o incentivo a leitura. A prática que contribui para o desenvolvimento do pensamento humano, capaz de aguçar o senso crítico e despertar o prazer pela leitura e pela literatura. A ideia é fazer várias ações ao longo do ano, como: semana da leitura, Ilustrando o conto na educação infantil, concurso de contadores de histórias, expedição cultural, projeto arte circo e cidadania, entre outros.”, afirma a gerente Maria da Luz Ramos.

Contar Histórias é uma arte milenar originada da necessidade humana de se expressar, comunicar e também como entretenimento pelo prazer que se tem ao contar e ao ouvir histórias. Ao levar essa arte para os alunos é possível que vejam a leitura não somente como uma obrigação escolar, mas também como uma atividade diária e prazerosa, além de aprimorar a capacidade de ler e escrever com desenvoltura.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte

Arte: Jhon Maykel

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *