Professores da UFG visitam Vila Ambiental e Núcleo Socioambiental

Amma e UFG trabalham uma parceria, que envolve cooperação técnica da instituição na revitalização de parques urbanos e realização de atividades diversas por parte de diferentes áreas acadêmicas da universidade nos espaços do órgão municipal

A diretora de Gestão Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Flaviana Esteves, recebeu na manhã desta terça-feira, na Vila Ambiental, que fica dentro do Parque Areião, a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, professora Lucilene Maria de Sousa, que estava acompanhada de professores de oito unidades acadêmicas diferentes: veterinária, zootecnologia, odontologia, biologia, educação física e dança, nutrição, engenharia civil e ambiental e música.

Essa visita é decorrente de uma parceria que está em andamento entre a instituição e a Amma. O reitor Edward Madureira já esteve algumas vezes na Amma, assim como o presidente desta, Gilberto Marques Neto, também esteve na UFG. Essa parceria, que envolve a participação de diversas áreas científicas da UFG, já vem acontecendo. O professor de engenharia civil e ambiental Emiliano Lobo de Godoi vem realizando, duas vezes por mês, aulas práticas de sua disciplina no auditório da Amma e assim colocando seus alunos em contato direto com técnicos das diretorias de Licença Ambiental e Gestão Ambiental.

Os professores da UFG conheceram todas as instalações da Vila Ambiental e até anfiteatro. Depois se dirigiram ao Núcleo Socioambiental, que funciona dentro do Parque Bernardo Élis. A diretora de Gestão Ambiental, Flaviana Esteves, apresentou-lhes toda a estrutura do núcleo. Gerente de Educação Ambiental, Caritha Farias levou-os para conhecer a horta comunitária. Um dos professores perguntou sobre a destinação das verduras e legumes e gostou de saber que os produtos são distribuídos à comunidade e isso tem objetivo de envolver os beneficiados nas ações em benefício do parque.

O analista técnico da Gerência de Resíduos Pedro Baima e o educador Thiago Moreira também fizeram parte da equipe da Amma que recebeu os professores nos dois parques. Na quinta-feira da semana que vem, os professores vão ter uma reunião na UFG, e nela cada professor apresentará um projeto de uso dos parques pertinente à sua área acadêmica. Posteriormente a instituição encaminhará à Amma todos os projetos.

Sinésio Dioliveira, da Editoria de Meio Ambiente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *