SME abre consulta pública para contribuições aos Documentos Curriculares

Profissionais da educação e público em geral são convidados para discutir o futuro da educação de Goiânia

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) convida os profissionais da Educação a participarem do movimento de estudo, discussão e análise dos Documentos Curriculares da rede municipal de Educação, por meio de consulta pública online. A partir desta terça-feira, 16, o site da SME disponibilizará uma plataforma que permitirá o acesso ao público em geral, com objetivo de qualificar os Documentos Curriculares com apontamentos e contribuições. A consulta pública estará aberta até dia 10 de maio. O Dia D será realizado no dia 6 de maio, onde os profissionais vão se reunir para discutir as mudanças dos conteúdos da rede municipal de Educação.
Após esse período, todas as colaborações serão analisadas pela Equipe de Currículo Ampliada e será elaborada uma nova versão, mais próxima dos anseios e das necessidades dos profissionais desta rede. O objetivo é que estes documentos possam subsidiá-los na construção e efetivação do currículo e melhorar a qualidade da educação de Goiânia. No mês de março, diretores e coordenadores pedagógicos receberam orientações por Coordenadorias Regionais, para cada etapa e modalidade sobre o uso da plataforma e seu conteúdo.
Este processo teve início com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, pelo Conselho Nacional de Educação, que se desdobrou na elaboração do Documento Curricular para Goiás, aprovado pelo Conselho de Educação Estadual em 2018. Diante disso, a SME, em articulação com as Propostas Político Pedagógicas (PPP) da rede, iniciou um processo de revisão e elaboração dos novos documentos.
A BNCC se afirma como um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com os preceitos do Plano Nacional de Educação (PNE). Mais informações podem ser obtidas no site da SME.
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *