Lançada em Goiânia a Campanha de Vacinação contra a Influenza

Vacinas estão disponíveis em 56 postos da Capital. Objetivo é vacinar no mínimo 90% do público-alvo

Choro, cara feia, receio, mas foi tudo por uma boa causa. É que muitas crianças já receberam hoje a vacina contra a Influenza (gripe). Em Goiânia, a Campanha Nacional de Vacinação começou no  Centro de Saúde da Família Ville de France, região Leste da Capital, na manhã desta quarta-feira, 10.  A abertura da Campanha contou com a participação do Prefeito Iris Rezende e da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué , e, claro, de muitas mães, gestantes e crianças que já puderam vacinar no primeiro dia.

O objetivo é imunizar as gestantes, puérperas, crianças, trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, professores,  população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, lembrou que as vacinas são um dos maiores avanços da medicina e destacou a importância da vacinação.’É um trabalho pra levar a saúde e bem estar à população. Vivi uma época que não existia vacina para nada, as pessoas morriam de tétano, tuberculose e não tinham como prevenir. Então eu dou valor a esta ação que é muito importante por garantir tranquilidade’

A orientação é que as pessoas que fazem parte desses grupos fiquem atentas ao calendário e procurem a vacina na data correta. ”É importante lembrar que todos devem ter cuidados no dia a dia, como higienizar as mãos sempre, cobrir a boca ao tossir ou espirrar,e evitar locais fechados e com grande aglomeração de pessoas, pois pode haver a circulação do vírus. Esses cuidados aliados à vacina são fundamentais para não ocorrer os casos mais graves da gripe ”, explica a secretária Fátima Mrué.

Elaine Gonçalves, moradora do Parque Trindade, levou o filho Théo de 2 anos logo no primeiro dia para vacinar. ‘Com tantos problemas de saúde acontecendo é importante trazer a criança logo para evitar qualquer problema’.

Em Goiânia a meta é imunizar no mínimo 90%  do público-alvo, o que corresponde aproximadamente a 404.610, da população total de 449.567. As vacinas estarão disponíveis em 56 postos de vacinação da Prefeitura de Goiânia.

Em 2018 foram registrados 99 casos de Influenza e 18 mortes em Goiânia. Em 2019 até agora um caso foi confirmado e nenhuma morte foi registrada. ‘Mesmo que ainda tenhamos um índice baixo é necessário que as pessoas mais vulneráveis em contrair a gripe recebam a vacina , pois só assim vamos manter um número pequeno de contaminação.’- explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Grécia Pessoni.

Calendário do público-alvo:

Confira aqui a lista dos postos de vacinação

Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *