Combate à corrupção é tema de reunião entre controlador de Goiânia e corregedor da União

Trabalho realizado pela Controladoria-Geral do Município motivou encontro que ocorreu na manhã desta quinta-feira

O titular da Controladoria-Geral do Município (CGM), Juliano Bezerra, recebeu nesta quinta-feira, 04, em seu gabinete, no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, que estava acompanhado de sua chefe de gabinete, Eliane Prado, e do superintendente da Corregedoria-Geral da União (CGU) em Goiás, Renato Barbosa. Além dos trabalhos desenvolvidos no combate à corrupção, as ações de transparência, controle de gastos e de fiscalização foram apresentados à comitiva.

A visita reforçou parceria e troca de experiências entre os técnicos da Prefeitura de Goiânia, por meio da CGM, e do Governo Federal, por intermédio da CGU. “O nosso objetivo é conhecer a estrutura de controle das capitais, além de fortalecer os trabalhos dos corregedores em geral”, disse Gilberto Waller, acrescentando que o órgão está criando sistemas para facilitar os trâmites processuais. “Precisamos trabalhar em conjunto e todo esse material será disponibilizado aos estados e municípios”, pontuou.

Gilberto Waller, que recentemente visitou a Controladoria-Geral de São Paulo, ressaltou ainda a importância de intercambio entre os órgãos de controle do país e colocou a CGU à disposição de Goiânia. “Essa troca de experiência é de extrema importância, uma vez que temos vários casos que podem ser compartilhados e estudados para caso se deparem com situações parecidas”, disse Waller às técnicas da corregedoria do Município. Ele completou também que o órgão disponibiliza treinamentos e os servidores de Goiânia já estão convidados.

 

Já o anfitrião Juliano Bezerra relatou que a atual gestão está implantando instruções normativas para melhor regulamentar as contratações e os gastos públicos do município. “A partir de decisões e medidas tomadas pelo prefeito Iris Rezende, conseguimos aprimorar a nossa atuação com profissionais capacitados das áreas contábil, econômica e jurídica. Dessa forma, hoje cumprimos a missão de garantir transparência e o combate à corrupção, auxiliando para uma gestão eficiente e democrática”, disse Juliano ao corregedor-geral da União.

O trabalho desenvolvido pela Controladoria-Geral do Município tem sido referência também para outras cidades. Em março do ano passado, uma equipe de servidores da Secretaria de Controle Interno da Prefeitura de Rio Verde, cidade a 232 quilômetros da capital goiana, acompanhou um dia de trabalho do órgão. Em maio, a Controladoria recebeu a visita de uma comitiva do município de Cacoal, de Rondônia. Já em janeiro deste ano, o órgão recebeu o controlador-geral da Prefeitura de Londrina (PR), Newton Hideki Tanimura.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *