Trânsito na 90 flui tranquilamente após ajustes da SMT

Toda a região da obra está sinalizada com cones, blocos de sinalização, placas verticais, faixas aéreas e agentes nos horários de pico para orientação dos condutores

Após monitorar o trânsito no primeiro dia de obras no local da Trincheira da Rua 90, no cruzamento com a Avenida 136, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) realizou ajustes para melhorar a fluidez no trânsito no local da obra.

O trecho o entre o terminal Isidoria em direção à Praça do Cruzeiro é desviado para a rua 115. Entre 115 e o local da obra fica com restrição, liberado apenas para comerciantes e moradores, o mesmo entre a Praça do Cruzeiro e a 136. No sentido inverso, de quem vem da Marginal Botafogo, tem acesso livre para a 90 até a Praça do Cruzeiro ou pode seguir pela 136 até a Avenida 85. Quem vem da 85 também tem acesso à Jamel Cecílio.

Toda a região da obra está sinalizada com cones, blocos de sinalização, placas verticais, faixas aéreas e agentes nos horários de pico para orientação dos condutores. A sinalização começa antes da Jamel Cecílio e já existem faixas na altura da 115, nas proximidades da 136 com a 132 e na Praça do Cruzeito, assim como no Terminal Isidória.

As medidas provocaram uma diminuição drástica dos engarrafamentos nos horários de pico e a fluidez é excelente com veículos que conseguem andar no limite máximo de 50 quilômetros por hora na via. “É bom destacar que a interdição é momentânea e visa a construção de uma obra de mobilidade que vai trazer melhorias para o trânsito e ao transporte coletivo com o BRT”, destaca o titular da SMT, Fernando Santana.

No transporte coletivo, a sinalização está sendo feita pela Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) com cartazes e servidores do órgão que orientam os usuários que utilizam as linhas.

A obra que faz parte do projeto BRT-Norte/Sul está orçada em R$ 10 milhões. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, o objetivo é desafogar o trânsito local e melhorar a trafegabilidade de toda região. “Além da fluidez no trânsito, a obra vai requalificar todo o local por onde passará o BRT, com iluminação de led e novo paisagismo”, destaca Dolzonan.

O consórcio responsável pelas obras do BRT Norte/Sul iniciou nesta terça-feira, 2, mais uma frente da obra de construção da Trincheira e do Viaduto entre a Rua 90 e a Avenida 136, no Setor Sul. No local, foram instalados novos furos para o monitoramento do nível de água, retirada das árvores, remoção de pavimento asfáltico, montagem dos tapumes e instalação de canteiro.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *