Venha fazer o bem! Abrigo Municipal abre inscrições para novos parceiros

Projeto de convivência comunitária busca atrair voluntários que queiram contribuir com o bem estar das crianças acolhidas no Residencial Professor Niso Prego

Carinho, atenção, afeto são ações que ajudam no desenvolvimento saudável de toda criança, seja no convívio familiar ou mesmo em uma unidade de acolhimento. O Residencial Professor Niso Prego, é um abrigo infantil administrado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde essa necessidade torna-se ainda maior. A unidade acolhe crianças de 0 a 12 anos afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, que tiveram seus direitos violados, seja em virtude de abandono, maus-tratos, negligência ou mesmo se o responsável encontra-se temporariamente impossibilitado de cumprir a função de cuidar e proteger. Essas crianças e adolescentes são acolhidas no abrigo até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar, na impossibilidade, o encaminhamento é feito para a família substituta.
Pensando nisso, a Semas abriu mais uma oportunidade para que a comunidade possa estabelecer parcerias através do Projeto de Convivência Comunitária. Trata-se de um conjunto de ações que objetivam atender o disposto no Artigo 19 do Estatuo da Criança e do Adolescente, o qual confere à criança acolhida a garantia da convivência familiar e comunitária, em um ambiente que proporcione seu desenvolvimento integral.
O Projeto de Convivência Comunitária garante às crianças acolhidas o convívio social, proporcionando vínculos saudáveis por meio de atividades pedagógicas promovidas pelos grupos de voluntários. O espaço aberto à comunidade, pode ser agendado para terças-feiras e sábados. Toda terça é indicado pela direção do abrigo que seja oferecido um jantar ou lanche para as crianças. O cardápio são elas que escolhem de acordo com a vontade de comer no dia. Algo como o dia do sanduíche, noite de massas e até mesmo o tradicional churrasco. Coisa simples, pois o que conta mesmo é o carinho como elas são recebidas pelas pessoas da comunidade. Já no sábado, é comum que se faça uma “festinha” para a criançada, com muita brincadeira e animação, que fica por conta das piscinas de bolinha, futebol de sabão, escorregador, pula, pinturinhas e diversas outras atividades lúdicas, mas o que realmente importa para as crianças é amor, atenção e carinho recebido.
O Residencial Niso Prego possui capacidade para receber 60 crianças. Geralmente uma média de 30 residem no local. A Rotatividade é grande, uma vez que o objetivo é o retorno ao convívio familiar, onde seus direitos são respeitados. Os meninos e meninas são encaminhados à unidade por meio do Conselho Tutelar do Município de Goiânia e pelo Juizado da Infância e Juventude (JIJ). O Acolhimento é realizado pela equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras e pedagogas. O Residencial conta com 3 casas acolhedoras: Casa Carrossel (zero a 5 anos de ambos sexos); Casa Harmonia (6 a 12 anos – sexo masculino); Casa Aquarela (6 a 12 anos – sexo feminino).
Como participar
Projeto de Convivência Comunitária
Contato: (62) 3524-1882 ou WhatsApp (62) 9 85756947
Responsável pelo projeto: Flávia Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *