Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

O concurso estimula a produção de textos por alunos da rede pública e, neste ano, homenageia a escritora Conceição Evaristo

Professores e alunos da rede pública já podem se inscrever na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e Itaú Social, sob a coordenação técnica do CENPEC. Neste ano, a Olimpíada homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo e recebe candidaturas até o dia 30 de abril.

Sob o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada procura, por meio da produção de textos, estreitar a relação entre os alunos e a comunidade em que vivem, aproveitando para aprofundar seus conhecimentos sobre a realidade local. Deste modo, se apropriam de meios para contribuir com o desenvolvimento de sua cidadania.

E quem pode participar?

A Olimpíada está aberta a professores e estudantes matriculados em turmas do 5ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Os interessados podem escolher entre cinco categorias, sendo elas Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião, sempre de acordo com a série que estiverem cursando.

Os textos serão avaliados em cinco etapas até chegar à fase final, constituída pela Etapa Nacional. Os finalistas e vencedores serão anunciados em eventos que ocorrerão durante o ano de 2019 em datas, locais e horários a serem informados no Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br). No mesmo endereço, consta o regulamento do concurso.

O Encontro Nacional será realizado em local e data a serem definidos e divulgados no Portal Escrevendo o Futuro. Serão convidados os professores e os respectivos alunos-autores dos 135 textos selecionados como finalistas. Ao final do evento, serão anunciados os 20 vencedores nacionais, sendo os quatro primeiros colocados em cada categoria.

Os professores inscritos e os respectivos alunos selecionados na Etapa Nacional, bem como suas escolas, receberão os seguintes prêmios:

Professor: medalha e uma semana de imersão pedagógica internacional

Aluno: medalha e viagem cultural para uma cidade brasileira, acompanhado por monitor

Escola: placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar

Como fazer as inscrições?

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos professores exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro até as 23h59, do dia 30 de abril, considerando o horário de Brasília. Importante lembrar que, para se inscrever, o educador deve ter autorização da direção da escola em que leciona.

Será permitido se inscrever, por uma mesma escola, quantos professores desejarem e aqueles que lecionam em mais de uma instituição poderão especificar cada escola para garantir a participação de todos os seus alunos. Além disso, os professores podem participar em mais de uma categoria, desde que adequada ao ano escolar dos respectivos alunos.

Vale lembrar que os educadores têm o apoio da Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais, a partir da qual conseguem desenvolver oficinas com todos os alunos da turma. O regulamento da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa pode ser vista aqui.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *