Prefeitura inaugura novos Centros de Triagem

Unidades passam a contar com galpões modernos e sustentáveis com placas de energia solar, aproveitamento de água de chuva e ampliação no número de cooperados

A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta quarta-feira, 13, três novos Centros de Triagem de materiais  recicláveis das cooperativas Cooper Rama, Cooperfami e Carrossel. A iniciativa conta com o apoio da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia do Ministério Público do Estado de Goiás; a Central de Trabalhadores dos catadores de Materiais Recicláveis – Uniforte; entidades e comunidade.

Conforme explica o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia (Seplanh), Henrique Alves, as novas centrais passam a contar com galpões modernos e sustentáveis com placas de energia solar, aproveitamento de água de chuva e outros dispositivos com “total contribuição da Prefeitura de Goiânia e do Ministério Público e outros parceiros”. O secretário informa ainda que a prefeitura entra com a coleta seletiva por meio da inclusão social de catadores.

O Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS) teve inicio em novembro de 2008 efoi criado com objetivo de evitar que materiais recicláveis fossem para o Aterro Sanitário, podendo, assim, aumentar a vida útil deste e, ao mesmo tempo, beneficiar famílias em cooperativas de catadores. Hoje são cerca de 90 cooperados e com as novas centrais a capacidade será ampliada para 240, 80 em cada unidade.

Conforme acrescenta Alves, a iniciativa mantém a tendência da Capital em apostar na sustentabilidade. “O projeto arquitetônico foi feito na gerência de projetos da Seplanh, acompanhamos os processos de permissão de uso das áreas e a documentação necessária, além de outras documentações e assessoria jurídica”, destaca.

“A legislação aprovada na então gestão Iris deu todo apoio para que a iniciativa fosse feita nos órgãos públicos, seguimentos da sociedade e sistema educacional e que o material separado fosse destinado para as cooperativas. Nós cedemos para as cooperativas os materiais recicláveis, treinamentos, capacitações e no galpão nós doamos as áreas públicas”, argumenta o titular da Seplanh.

A presidente da Cooper Rama, Dulce do Vale, comemora a iniciativa. “A mudança é total. O lugar passa a ser adequado, não vamos pagar aluguel e a água é reutilizável. O galpão é totalmente sustentável. Para quem vive da reciclagem, o lixo é um luxo, é oportunidade de trabalho e protege o meio ambiente”, afirma.

Serviço
Assunto: Prefeitura inaugura novos Centros de Triagem
Data: 13 de fevereiro de 2019
Horário: 08h30
Local: Sede da Cooperativa Carrossel: Rua 08, com a Rua 8D, Qd. 97, Lt. 01, Setor Santos Dumont, Goiânia

Após a solenidade serão realizadas visitas às sedes das Cooperativas Cooperfami – Rua Batuba, Qd 01, Lt. 10, S/N, Setor Barra da Tijuca, Goiânia e Cooperativa Cooper Rama – Estrada 113, Qd. APM3, Lt. APM 3, S/N, Chácaras de recreio São Joaquim, Goiânia.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *