Usuários podem pegar qualquer livro para ler gratuitamente
Uma ação simples, porém, inovadora, está chamando a atenção dos usuários do Centro de Saúde do setor Luana Park. É a geladeira cheia de livros, chamada carinhosamente de ‘geladeiroteca’, instalada na sala de espera da unidade. A proposta é que os usuários possam pegar um livro para ler gratuitamente enquanto estão na unidade ou até levar pra casa e devolver depois.
A ideia foi da enfermeira Marilene Ramaldes, que organizou tudo. Ela conseguiu os livros com a doação de familiares, amigos e colegas de trabalho, a reforma e pintura da geladeira foi feita pelo sobrinho e a seleção dos livros está sendo feita pela própria enfermeira.’ Optamos por colocar apenas livros literários para despertar o interesse dos pacientes. Nesses primeiros dias, estamos explicando ao público qual o objetivo daquela geladeira no local e orientando em como usar os livros’, explica a enfermeira Marilene Ramaldes.
Além de incentivar a leitura, a proposta ajuda na manutenção de hábitos saudáveis e até no bem-estar mental dos cidadãos. ‘Estava com dois exemplares do Augusto Cury e antes mesmo de colocá-los em exposição duas senhoras pediram para ler, então temos a certeza que a leitura pode mudar até o estado emocional de alguém’- completa a enfermeira.
A experiência teve início há uma semana e a geladeiroteca já conta com mais de 100 livros literários infantis e adultos. Todo conteúdo passa por uma seleção prévia antes de ser disponibilizado. O resultado não poderia ser melhor. Os pacientes adoraram a ideia e alguns já estão até se oferecendo para doar livros usados que têm em casa e não usam mais.
Quem se interessar em doar livros para geladeiroteca do Centro de Saúde da Família do Luana Park, pode entrar em contato com a enfermeira Marilene Ramaldes na própria unidade. Telefone: (62) 3573 66 11.
Lucas Lima, da editoria de Saúde