Parque Fonte nova recebe mil mudas de árvores nativas

Ação da Prefeitura, em parceria com a TV Anhanguera reforça trabalho já realizado pela Amma de recuperar nascentes, áreas verdes e revitalizar parques na capital

O projeto Viver Cidade, ação da Prefeitura de Goiânia por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)e TV Anhanguera, realizou o plantio de mil mudas de espécies nativas do Cerrado no Parque Fonte Nova, no Jardim Fonte Nova, na manhã deste sábado, 02, em Goiânia. A iniciativa contou com a presença do prefeito Iris Rezende. Além da distribuição das mudas, foram realizadas oficinas de plantio e compostagem e atividades para crianças.

Entre as atividades, instrução para plantio de mudas; descarte correto do lixo; espécies corretas para plantio em calçadas; distribuição de mudas; plantio em áreas de nascente; oficina de compostagem; oficina de ervas medicinais; oficina de pintura para crianças e brinquedos infantis.

O prefeito Iris Rezende parabenizou a iniciativa de um projeto que tem como objetivo humanizar a cidade. ‘Que o verde prospere a cada dia e ocupe mais espaço”, disse. O prefeito destacou o fato de Goiânia ser a segunda cidade do mundo com mais área verde por habitante, com mais de mil praças e 40 parques e avenidas largas. ‘Goiânia é uma cidade humana, onde as pessoas se sentem bem, com lugar pra passear, levar os filhos”, destacou.

A ação também contou com a equipe de ‘Educação Ambiental Pelos Parques’, parceria entre a AMMA e SME, com trabalho na escola e parques. Desde o início deste verão, são levadas palestras para crianças, atividades pedagógicas diversificadas. O projeto está somando à ação de plantar e arborizar escolas da capital. Desde dezembro são levadas mudas às unidades, com 15 escolas já atendidas. Ao todo, serão 50 escolas atendidas neste período chuvoso, que se conclui em março. É uma ação da atual gestão que tem demandado agenda a semana toda, conforme explicou Maria Letícia Barbosa, coordenadora da SME. “A proposta é em parceria com viveiros e conta com o apoio da comunidade para conseguir mudas. Árvores frutíferas, de pequenos e médio porte. Toda comunidade escolar e comunidade abraçou a ideia do verde”, explicou.

Maria Lucena, que mora no Recreio Panorama, trouxe seu neto Enzo Lucena, seis anos, para participar da ação. Ao lado do prefeito Iris Rezende ele fez o primeiro plantio, de uma muda de Sangra D’água. “Ensino meu neto a valorizar o verde. Nossa cidade tem qualidade de vida, pois não existe um bairro que não possua uma praça, um canteiro ou pelo menos um parque por perto”, afirmou Lucena. A Sangra D’água é uma espécie apropriada para lugares úmidos. “Outra espécie que também vamos plantar em lugares como esse é a Pororoca, para preservação das nascentes, em lugares brejosos, que preserva nascentes e lagos”, explica o presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto. Gilberto acrescenta que em lugares sem nascentes são plantados Aroeira, Pimenteiras, Ypês diversos, Jabobazeiros. “A distribuição à população será de quaresmeiras, Aroeira, pimenteiras, Jacara”ndá-Mimoso e Angico”, pontuou.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: PJ

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *