Centro de Saúde Vila Boa orienta cidadãos sobre Hanseníase

Tratamento da doença, que por muitos tempo não teve cura, é feito atualmente de maneira simples e gratuita pelo SUS

Pacientes e moradores da região Sudoeste participaram esta semana, no Centro de Saúde Vila Boa, das atividades voltadas para orientação sobre a Hanseníase. O objetivo foi lembrar o dia 27 de janeiro, quando se comemora o dia de combate e prevenção da Hanseníase.

Durante toda a semana, foram atendidas 80 pessoas com informações, exames e orientações relativas ao combate e prevenção da doença.  Leilamar Campos,  gestora da unidade, pontuou sobre a importância deste tipo de trabalho para a comunidade.  ‘Acontece bastante de algum sintoma passar despercebido e, por isso, alguém que poderia precisar de tratamento acaba não procurando as unidades de saúde. A campanha então tem o papel de despertar o interesse nos pacientes e isso é importante para que a doença seja percebida mais facilmente e receba o tratamento adequado de maneira mais precoce.’

Foram distribuídos folhetos com orientações de prevenção e cuidados, realizadas consultas com pacientes que já concluíram o tratamento e exames na  família dos pacientes.  Além disso, quem apresentou manchas na pele ou outros tipos de sintomas também foi examinado e orientado. A ação teve inicio na segunda feira, 28, e se encerrou nesta quinta-feira,31.

Lucas Lima – da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *