Tratamento da doença, que por muitos tempo não teve cura, é feito atualmente de maneira simples e gratuita pelo SUS
Pacientes e moradores da região Sudoeste participaram esta semana, no Centro de Saúde Vila Boa, das atividades voltadas para orientação sobre a Hanseníase. O objetivo foi lembrar o dia 27 de janeiro, quando se comemora o dia de combate e prevenção da Hanseníase.
Durante toda a semana, foram atendidas 80 pessoas com informações, exames e orientações relativas ao combate e prevenção da doença. Leilamar Campos, gestora da unidade, pontuou sobre a importância deste tipo de trabalho para a comunidade. ‘Acontece bastante de algum sintoma passar despercebido e, por isso, alguém que poderia precisar de tratamento acaba não procurando as unidades de saúde. A campanha então tem o papel de despertar o interesse nos pacientes e isso é importante para que a doença seja percebida mais facilmente e receba o tratamento adequado de maneira mais precoce.’
Foram distribuídos folhetos com orientações de prevenção e cuidados, realizadas consultas com pacientes que já concluíram o tratamento e exames na família dos pacientes. Além disso, quem apresentou manchas na pele ou outros tipos de sintomas também foi examinado e orientado. A ação teve inicio na segunda feira, 28, e se encerrou nesta quinta-feira,31.
Lucas Lima – da editoria de Saúde