Objetivo foi fazer a vistoria para a qualificação das unidades junto ao Ministério
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Noroeste e Itaipu, da Secretaria Municipal de Saúde, receberam nesta terça-feira,29, a visita de uma técnica do Ministério da Saúde . O objetivo foi fazer a vistoria para que as unidades sejam qualificadas junto ao Ministério da Saúde. O trabalho foi acompanhado pelos gestores das unidades e distritos de saúde, da rede de atenção à saúde, da urgência e de administração.
Durante a visita, vários itens são observados e avaliados, como, por exemplo, arquitetura, equipamentos, atendimento, números de profissionais, escala médica, capacitação, procedimentos, sinalização e até o funcionamento administrativo. Tudo deve estar de acordo com a padronização do Ministério da Saúde.
A UPA Itaipu , localizada no Jardim Itaipu, região Sudoeste da Capital, foi inaugurada em 2013, a UPA Noroeste, que fica no Jardim Curitiba I, foi inaugurada em 2015. Cada uma atende em média entre quatro mil e cinco mil pacientes por mês.
“Estamos muito confiantes no trabalho desenvolvido nas UPAS de Goiânia. Providenciamos todas as adequações necessárias e esperamos um bom resultado após a visita do Ministério da Saúde”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué. O parecer final ainda será divulgado.
A Unidade de Pronto Atendimento 24h faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Adriana Moraes, da editoria de Saúde