Certificado Internacional de Vacinação agora é emitido pela Internet

Após tomar a vacina gratuitamente em uma unidade do SUS, o cidadão pode solicitar o CIPV online

A emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) passa a ser digital. A disponibilidade do serviço é uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, cujo objetivo é facilitar e reduzir custos.

Anteriormente, para receber o certificado, o viajante  precisava comparecer presencialmente em uma unidade credenciada pela Anvisa e mesmo não sendo cobrada taxa de emissão, isso exigia tempo do usuário e custos de deslocamento até o local. O formato digital elimina essa etapa.

A novidade chega para todo o país, porém, é importante destacar que os procedimentos para ser imunizado não mudam. Em Goiânia, as vacinas são disponibilizadas de forma gratuita em todas as unidades de saúde. Basta levar o cartão de vacina, ou, quem não possui, pode fazer na hora da vacinação.

Após receber a dose em um posto de saúde da Capital, o cidadão deve realizar um cadastro e solicitar o CIVP  pelo site servicos.gov.br   do Governo Federal, com os dados que constam no cartão de vacina.

Posteriormente, o pedido  será analisado e, se aprovado, o usuário receberá uma mensagem, em até 5 dias úteis, de acordo com os dados informados no cadastro. Depois disso, é só imprimir o cartão e assinar no local indicado no certificado. O arquivo ficará disponível para impressão sempre que necessário.

Acesse aqui o site para solicitar  o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Anna Carolina Cruz e Adriana Moraes, da editoria de Saúde
Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *