Prefeitura de Goiânia lança novo sistema de Automação de Projetos

Com a nova ferramenta, Goiânia torna-se a primeira cidade do País a ter todos os projetos arquitetônicos analisados de forma virtual

Após o lançamento do Alvará Fácil, em maio de 2017, do Uso do Solo Fácil e do Mapa Fácil Digital, em outubro do mesmo ano, a Prefeitura de Goiânia entrega agora, aos contribuintes da Capital, mais uma ferramenta para otimização dos serviços prestados pela gestão municipal. Trata-se do novo sistema de Automação de Análise de Projetos Arquitetônicos, que começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 17.

A nova ferramenta, batizada de Alvará Mais Fácil, permitirá que os profissionais da área de construção possam enviar eletronicamente seus projetos para análise pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). Antes disponível somente para Habitações Unifamiliares, Geminadas e Seriadas com até quatro unidades, o sistema agora contemplará projetos de Habitações Coletivas, Seriadas acima de quatro unidades, Edificações Comerciais sem uso definido e Edificações Mistas, que são aquelas que possuem uso habitacional e comercial sem uso definido.

“Desde o início da gestão, a determinação do Prefeito Iris Rezende é para que se promova a desburocratização da máquina pública, sobretudo no que concerne ao atendimento à população. A Seplanh, em parceria com a equipe de tecnologia da Prefeitura, tem buscado isso e o Alvará Mais Fácil é uma das provas”, afirma o secretário de Planejamento, Henrique Alves.

Todo o procedimento automatizado de análise dos projetos será dividido em três fases, sendo a primeira totalmente virtual a ser realizada pelo profissional responsável pelo projeto, seja ele arquiteto ou engenheiro, que, com senha de acesso própria cadastrará no site da Prefeitura de Goiânia o seu projeto e toda documentação necessária. Em seguida o processo passará por uma análise documental da Chefia da Advocacia Setorial da Seplanh e, estando apto, seguirá para análise do projeto, de acordo com o Plano Diretor do Município, Código de Obras e Edificações e demais legislação pertinente.

“Embora pareça um caminho longo a ser percorrido por cada processo para análise, nossa expectativa é que toda a tramitação do processo virtual ocorra de forma célere, reduzindo em no mínimo 50% o prazo que hoje levamos para emissão do Alvará de Construção para a obra seja expedido”, ressalta Henrique Alves.

Para ter acesso ao sistema de cadastramento de projetos do Alvará Mais Fácil, o profissional deverá procurar uma das unidades Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia para realizar seu cadastramento e gerar a senha de acesso ao sistema. Para aqueles que já possuem acesso cadastrado ao sistema Alvará Fácil, não há a necessidade de cadastro, basta usar o login e senha que já possuem.

SERVIÇO

Lançamento do novo sistema de Automação de Projetos Arquitetônicos da Prefeitura de Goiânia – Alvará Mais Fácil
Data: 12 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (SecoviGoiás)
Endereço: Av. Fued José Sebba, esq. com Rua 32, Qd. A22 – Lt. 22/24 – Jardim Goiás – Goiânia – Goiás

Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano e Habitação.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *