Agentes de saúde recebem treinamento para orientar a população em regiões de risco de alagamento

Profissionais recebem dicas de como agir quando forem chamados a campo após desastres naturais

Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza o treinamento de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) para atuar em regiões de risco de alagamento da Capital. Cerca de 400 profissionais participam do evento e recebem orientações sobre como agir para auxiliar moradores de áreas afetadas por enchentes. A ação é realizada durante todo o dia no auditório da Câmara Municipal.

‘A programação conta com palestras que orientam sobre como agir frente aos desastres naturais que já aconteceram e aos que podem ocorrer’, explica a auditoria fiscal e enfermeira da SMS, Juliana Brasiel.  Além da Secretaria de Saúde, a Defesa Civil Municipal e Estadual, a Agência Municipal do Meio Ambiente, a Companhia de Urbanização de Goiânia e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação participam das atividades.

Com as enchentes e alagamentos alguns problemas de saúde pública podem surgir devido ao risco de contaminação da água e dos alimentos em razão do transbordamento de esgotos e fossas sépticas e presença de roedores e animais peçonhentos. Entre as enfermidades estão a leptospirose e doenças diarreicas. ‘Depois do treinamento, os profissionais estarão melhor capacitados para atender a população e orientá-la’, destaca Juliana Brasiel. Os agentes ainda ficarão em alerta para identificar possíveis situações de risco em áreas ou moradias da Capital.

O treinamento reforças agentes, depois do treinamento, estarão capacitados para ensinar a população como ferver, filtrar e tratar a água depois de um alagamento de forma que ela seja própria pra consumo. Eles também vão informar às famílias a importância de limpar a casa com hipoclorito para prevenir doenças transmissíveis, como a leptospirose, e os cuidados que se devem ter para evitar acidentes com animais peçonhentos.

CartilhaPara ajudar a população a se manter protegida e informada a respeitos dos  riscos, a SMS criou uma cartilha sobre como agir em casos de chuvas e alagamentos. O material está disponível eletronicamente para download. O material possui um índice com os principais temas de orientação como: Kit para emergência, cuidados com a água para consumo humano, cuidados com alimentos, esclarecimento sobre doenças, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, limpeza e desinfecção da caixa d’água, prevenção de doenças infecciosas respiratórias e tétano.

Acesse aqui a cartilha sobre como agir em casos de enchentes

Ana Carolina Cruz, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *