Robô da Prefeitura registra mais de 8 mil acessos em apenas 22 dias de funcionamento

Comparado ao Atende Fácil, que contabilizou quase 12 mil atendimentos nos últimos 20 dias, desempenho do Bot superou todas as expectativas

Ferramenta que utiliza de Inteligência Artificial na prestação de serviços da administração do município, o Bot da Prefeitura, foi apresentada no último dia 6 e já avalia desempenho positivo nas primeiras semanas de funcionamento. Os números contabilizados durante 22 dias mostram que os acessos de usuários únicos totalizam 8.122; a quantidade média de interações por usuário único é 2,41 e os fluxos finalizados somam 5.053.

Para o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, idealizador e coordenador das ações que resultaram na entrega da solução tecnológica; o quantitativo registrado sobre a busca por atendimento no Bot é surpreendente. “Mostra que há uma demanda possível de ser atendida pela plataforma, a qual supera as expectativas que tínhamos antes de disponibilizar. O que colhemos hoje de resultados nos confirma que o poder público deve sim investir na geração de ferramentas como esta, que possam otimizar os trabalhos e reduzir custos”, avalia o gestor.

Celso Camilo acredita que o Bot da Prefeitura pode ser um novo caminho para substituir os diversos tipos de atendimento promovidos pela Prefeitura de Goiânia, inclusive pelo Atende Fácil, que teve registro de 11.790 contribuintes atendidos nos 20 primeiros dias do mês de novembro. “Nós detectamos, entre os pontos potenciais do robô, que ele promove facilidade e rapidez no atendimento feito ao cidadão. Parte da população que utiliza das estruturas físicas da administração em busca dos serviços oferecidos optará pela alternativa online. Isso porque a preferência pelo atendimento digital elimina custos e desgastes decorrentes da mobilidade, poupa o tempo pela ausência de filas e não limita o horário em que cidadão será atendido, pois é 24 horas por dia, nos sete dias da semana”.

Os resultados favoráveis que foram conquistados por meio da inserção do Bot não significam que a ferramenta é um produto finalizado. Segundo o titular da Sedetec, Ricardo De Val Borges, assim como ocorre com qualquer outra tecnologia, a evolução do Bot da Prefeitura será constante no intuito de aumentar sua capacidade de atendimento e deixá-lo sempre atualizado. “A equipe da Universidade Federal de Goiás, parceira no desenvolvimento do sistema, já está transferindo o código aqui para a Sedetec e já temos o responsável na nossa pasta entendendo esse código e fazendo as modificações que a ferramenta exige. Estamos trabalhando para aumentar a gama de serviços disponibilizados no Bot, fazendo adequações de textos e promovendo outras ações”, explica o secretário.

Utilidade

O Bot da Prefeitura foi entregue no início deste mês com a proposta de dar agilidade ao atendimento disponibilizado pela Administração Municipal. A ferramenta online está presente na página inicial do site www.goiania.go.gov.br, sendo uma opção facilitada para quem busca informações dentro do portal da administração ou acesso a alguns serviços ofertados nas lojas do Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia.

Ele é um software concebido para imitar o comportamento humano de atendimento ao cidadão e os serviços poderão ser facilmente acessados a qualquer momento via conversas com o robô. Não há ninguém para atender a não ser o próprio Bot. Quando o interessado acessa a ferramenta e questiona sobre o serviço que deseja, digitada em linguagem natural, o software procura reconhecer o interesse do usuário e inicia um fluxo de conversação para obter mais informações e entregar a resposta desejada pelo cidadão. Além da alternativa de escrever a mensagem, o cidadão também pode acessar o menu, que trará algumas opções de serviços, principalmente, os mais requisitados.

Durante o atendimento e conforme solicitação descrita, o usuário pode ser direcionado a uma outra página, onde haverá mais informações sobre o que ele quer saber. Entre os serviços disponibilizados, tem a consulta de vagas de emprego, consulta dos andamentos de processos, e impressão de IPTU/ITU. Nesse último, é possível ver todos os débitos pendentes na inscrição do imóvel consultado. O Bot ainda disponibiliza o link em PDF do boleto desejado para que seja impresso e pago, caso a pessoa requisite este serviço.

Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia.

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