Prefeitura lança Mutirão Contra o Aedes no Setor Pedro Ludovico

Ação faz parte do Dia D da Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti. Goiânia apresenta índice de infestação acima do previsto pelo Ministério da Saúde

O prefeito Iris Rezende lança nesta sexta-feira, 30, às 8h30, no Parque Areião, o Mutirão de Contra o Aedes. As ações, que também fazem parte do dia D de Combate ao Aedes, campanha do Ministério da Saúde, começam pelo Setor Pedro Ludovico, um dos bairros com maior número de notificação de casos de dengue. Várias secretarias municipais estarão participando do Mutirão, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde: Inspeção domiciliar  em 100% dos imóveis do Setor Pedro Ludovico ( Índice de Infestação de 3,30%) cerca de 9.000, bloqueio (borrifação com bombas costais) em domicílios com casos notificados,  abertura de casas desabitadas e abandonadas para inspeção, eliminação e tratamento, se necessário, de criadouros. Só no setor Pedro Ludovico estarão trabalhando 250 agentes de endemias. Os demais  290 agentes da SMS estarão nas outras regiões da cidade.

Comurg: Retirada de entulhos, móveis e outros materiais inservíveis das vias públicas e lotes baldios.

Seinfra: Limpeza das bocas de lobo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o reforço de combate ao mosquito Aedes Aegypti no dia 25 de outubro, com o trabalho dos agentes de endemias em várias regiões da Capital. Com a realização do Mutirão, tanto o combate quanto a orientação aos moradores serão reforçados para evitar a proliferação do mosquito.

É importante ressaltar a necessidade da população se conscientizar e tomar os cuidados necessários dentro de casa, para que o resultado das ações seja positivo e os índices reduzidos cada vez mais.

Dados sobre a dengue

No ano de 2018, até o momento, foram notificados 26.986 casos de dengue em Goiânia com predomínio de circulação do sorotipo 2 do vírus e foram confirmados 15 óbitos pela doença. De acordo com último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), Goiânia apresenta atualmente um índice de infestação de 3,23% de dengue, mais de 2% acima do previsto pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, o que caracteriza uma situação de alerta para a ocorrência de epidemia.

Ações da SMS para a prevenção e o combate à dengue em 2018

Mais de 2,6 milhões de visitas domiciliares pelos agentes de endemias (Goiânia possui 662 mil domicílios).

Eliminados mais de 600 mil criadouros

Implantada uma nova ferramenta para monitoramento do Aedes. As Ovitrampas (armadilhas para contagem de ovos do mosquito). Foram instaladas 300 armadilhas para monitoramento em todas as regiões da cidade.

Parcerias com várias entidades da sociedade civil organizada como: Cremego, Crea, Seconci, Secovi, Codese, Sinduscon e Creci.

SERVIÇO

Lançamento Mutirão Contra o Aedes
Data: 30 de novembro (sexta-feira)
Horário 8h30
Local: Parque Areião, Av Edmundo de Abreu com Av. Areião Setor Pedro Ludovico.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *