Amma e Exército trabalham na recuperação de nascentes

Soldados do Comando de Operações Especiais do Exército, acompanhados de orientação de servidor do órgão, plantaram 400 mudas de árvores do Cerrado no Setor Veredas dos Buritis

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) realizou nesta terça-feira, 27, o serviço de roçagem e plantio de 400 mudas de árvores do Cerrado em uma área verde de muitas nascentes do Setor Veredas dos Buritis. Essa ação do órgão voltada à recuperação de nascentes vem sendo realizada desde a chegada das chuvas para que as mudas possam se desenvolver mais. Até o momento cinco setores já receberam esse tipo de atividade da Amma, a qual sempre tem contado com parcerias diferentes. Na ação desta terça, o parceiro em favor das nascentes foi o Comando de Operações Especiais do Exército, que enviou 20 soldados.

A presença dos soldados do Exército no local fazendo plantio de mudas, e isso de maneira mais organizada, atraiu a atenção de muitos moradores, que aprovaram a ação dos militares em favor da natureza. A vice-presidente da Associação de Moradores do Veredas dos Buritis, Maria Luci Nascimento, que estava acompanhada de dois sobrinhos ainda crianças, estava entre esses moradores. “O que está acontecendo aqui hoje é a realização do sonho de todos nós, moradores do setor, que é a preservação desta reserva florestal”, disse ela, ressaltando que se diz agradecida com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, pelo trabalho que a prefeitura tem feito, por meio da Amma, na área ambiental. Ela, inclusive, fez questão de frisar que os moradores vão se envolver com o trabalho realizado pela Amma e o Exército, promovendo a manutenção das árvores plantadas.

Além dos soldados do Exército, o trabalho de plantio de mudas no setor envolveu também muitos servidores da Amma. Segundo o presidente da Agência, Gilberto Marques Neto, a ação de recuperação de nascentes é de suma importância para o meio ambiente. Ele frisou que, ‘quanto mais parceiros houver nessa empreitada, melhor será o resultado do trabalho, e hoje aqui teremos um parceiro valioso, que são soldados do Exército’.

Esse envolvimento dos militares é decorrente de uma visita que o presidente e o diretor de Parques e Unidades de Conservação, Ormando Pires, fizeram na semana passada aos coronéis Cunha Neto e Mário Fernandes, este chefe do Comando de Operações Especiais do Exército. Ormando Pires também participou da ação de plantio, assim como o diretor de Gestão Ambiental, José de Moraes Neto, e o chefe de Fiscalização, Diego Moura. Em outro momento, a Amma voltará ao Veredas dos Buritis para a realização da terceira etapa do trabalho e para isso vai buscar a parceria da associação de moradores do setor, conforme se comprometeu a vice-presidente da entidade.

Sinésio Dioliveira, da editoria de Meio Ambiente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *