Atividade sobre saúde do homem mobiliza usuários do CSF Vila Mutirão

Além de conscientização sobre a importância em se detectar precocemente o câncer de próstata, participantes também receberam orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Em comemoração ao Novembro Azul, o Centro de Saúde da Família (CSF) da Vila Mutirão promoveu na última semana ações para promover a saúde do homem. A importância da prevenção do câncer de próstata foi um dos pontos altos do evento. A programação também contou com palestras, rodas de conversa, orientação nutricional, agendamento de exames preventivos e um momento de integração com lanche coletivo.

O público masculino que é atendido na unidade localizada na região Noroeste foi convidado para momentos de reflexão sobre a importância de estar atento à saúde e de se cuidar. Além de discutir sobre a  detecção precoce do câncer de próstata, os presentes também foram orientados sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo a enfermeira Maria de Jesus, ações como essa auxiliam na promoção da saúde do homem de forma geral. ”Os homens não costumam procurar as unidades de saúde. Com esses encontros podemos esclarecer sobre diversas doenças como diabetes, ISTs, hipertensão e câncer. O momento também contribui para incentivar visitas periódicas aos postos de saúde”, explicou a profissional.

O evento, organizado pela coordenação geral do CSF, contou com as palestras do médico Guy Bressan, de orientações da equipe de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde da unidade e do apoio dos acadêmicos da Escola de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A gestora do local, Maria Vanusa de Araújo, destacou que ‘a adesão dos homens da comunidade foi alta e atingiu um público com faixa etária variada’.

Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *