Prefeitura planta novas árvores na Avenida Ipanema

Ação foi programada para iniciar no período chuvoso e será estendida para outras vias da Capital que já tiveram jamelões retirados ou extirpados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia Municipal de Urbanização (Comurg), iniciou o plantio de novas árvores nos canteiros da Avenida Ipanema, no Jardim Atlântico. O plantio substitui os jamelões que foram removidos da via no ano de 2017, em função de problemas fitossanitários e outros por conta dos frutos que caíam e deixavam o asfalto escorregadio.

Neste primeiro momento, 115 mudas serão plantadas na via. Elas foram produzidas nos viveiros municipais e possuem de um metro e meio a dois metros de altura. O presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, explica que são mudas adequadas para o ajardinamento urbano como: Resedá gigante, Maria pobre, Pau ferro e Ipê branco.

A ação cumpre o cronograma estabelecido entre Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Comurg que prevê a substituição gradativa de todos os jamelões da cidade. Levantamento aponta que na Capital há 54 vias com a espécie, uma média de 13 mil árvores, plantadas há mais de 20 anos. A substituição ocorre respeitando a necessidade de fazer o plantio de outras espécies nos locais. Mais de 20 tipos foram pré- selecionados e estão nos viveiros municipais para serem plantados, respeitando as características de cada região.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Fotos: João de Oliveira

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *