Prefeitura e UFG firmam convênio de cooperação técnica na área da tecnologia

Trabalho conjunto entre as duas instituições, que já estava em andamento, resultou no desenvolvimento de dois produtos tecnológicos: Robô da Prefeitura e Rota Inteligente

A Universidade Federal de Goiás (UFG) formalizou, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, mais uma parceria com a Prefeitura de Goiânia. Desta vez, as duas instituições assinaram um Convênio de Cooperação Técnica para elaboração de soluções tecnológicas que modernizem a máquina administrativa.

O prefeito Iris Rezende, ao assinar o documento, oficializou a união desse trabalho em conjunto e aproveitou para ressaltar que o poder público precisa ficar sintonizado com as inovações que são, a todo momento, disponibilizadas. “A intensa evolução tecnológica mostra que a pessoas também precisam buscar conhecimentos compatíveis com a atualidade. Desta forma, podemos vislumbrar mudanças inimagináveis para melhorar a vida das pessoas, resultando em qualidade de vida ao cidadão’, disse o gestor.

De acordo com o convênio assinado, que teve ainda o respaldo do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), a cooperação técnica é sem custo financeiro. Ela foi firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a UFG, que se comprometem a arcar com quaisquer gastos de execução.

Documento também estabelece a cooperação administrativa e técnico científica para a execução do projeto de extensão ‘Desenvolvimento de Projetos Inovadores com Recursos Computacionais’. A ideia é promover a análise e indicação de potenciais soluções, em tecnologias avançadas, por meio do aprimoramento e desenvolvimento de softwares para os problemas da Administração Municipal. O enfoque especial será nas áreas de segurança, financeira, fiscalização e tecnologia da informação.

Sobre os objetivos comuns entre as duas partes, o convênio destaca o aprimoramento e desenvolvimento de softwares com o escopo de amenizar os problemas da Administração Municipal de Goiânia nas áreas já definidas. O intuito é fazer com que a prestação de serviços públicos à comunidade possa ser realizada com mais eficiência e qualidade.

Nesta linha de elaboração e inserção de softwares, a Sedetec e a UFG já estão um passo à frente, pois a atuação das instituições já estavam em andamento, trabalho que resultou no desenvolvimento de duas soluções tecnológicas: o Robô da Prefeitura e o sistema Rota Inteligente. Tais produtos auxiliarão, respectivamente, as áreas de atendimento ao cidadão e segurança pública feita pela Guarda Civil Metropolitana.

Tanto o Robô quanto o Rota – que utilizam de Inteligência Artificial, sendo a Prefeitura uma das primeiras cidades do Brasil a fazer uso desta tecnologia – foram apresentados ao prefeito durante assinatura do convênio, mas terão suas funcionalidades detalhadas durante coletiva para a imprensa. Ela será agendada para o dia 5 de novembro, próxima segunda-feira, às 9 horas, no gabinete da Sedetec, localizado no Paço Municipal.

Para o titular da Sedetec, Ricardo De Val Borges, as duas soluções entregues, hoje, reforça o compromisso firmado com o prefeito Iris Rezende ao assumir a pasta de tecnologia, que é de trabalhar pela modernização da máquina pública. “Queremos promover grandes transformações dentro da administração. Fazer com que os serviços prestados pelo município estejam disponíveis de forma facilitada, com atendimento célere e segurança assegurada. O cidadão goianiense merece esse benefício e garantimos que a Sedetec trabalhará arduamente para implantar novos produtos tecnológicos no intuito de oferecer mais comodidade a cada morador desta Capital”, afirma o secretário.

Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *