Letreiro ‘Eu amo Gyn’ é revitalizado no Complexo Viário Mauro Borges

Pelo menos 1.300 mudas de plantas ornamentais com cores vibrantes e espécies mais resistentes à ação do tempo foram plantadas no local

O letreiro “Eu Amo Gyn” passou por revitalização por equipes de ajardinamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Com essa ação, o órgão espera que a beleza do monumento localizado no Complexo Viário Mauro Borges, entre os cruzamentos da Marginal Botafogo com a Rua 88, nos setores Sul e Jardim Goiás, dure mais tempo, já que essas novas espécies são mais resistentes à chuva e ao calor solar.

A obra com 21 metros de comprimento faz alusão a “Eu amo Goiânia” e já é considerada cartão postal da Capital. As cinco letras de três metros de altura ganharam 700 mudas de floração pingos-de-ouro, enquanto o coração de cinco metros de altura recebeu 600 mudas da espécie iresine vermelho. As plantas foram inseridas em pequenos vasos e encaixados numa estrutura metálica construída com as sobras de chapas utilizadas na fabricação de lixeiras.

As espécies iresines são arbustivas podendo chegar a 1,20 m de altura e tem talos semi-lenhosos na base, forma arredondada e folhagem ornamental. Suas folhas são vermelhas vibrantes com nervuras em rosa nas formas ovaladas, se destacando das flores que são bem pequenas na cor branca. Já a espécie pingo-de-ouro tem tom amarelo e fica com cor mais exuberante se exposto a sol pleno, facilitando assim, a manutenção de poda e a rega regular. As colorações das duas espécies são contrastantes, o que dá um charme ainda maior ao monumento.

Para o presente da Comurg, Aristóteles de Paula, o letreiro é mais um projeto de paisagismo implantado pela atual gestão, que busca ideias sustentáveis com o uso de elementos naturais e recicláveis. “Essa revitalização faz parte da programação de ação da Prefeitura em comemoração aos 85 anos de fundação de Goiânia celebrado no último dia 24”, conta.

Silvio Sous, da editoria de Urbanização
Fotos: João Araújo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *