SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação

Realizada na Praça Tamandaré, Setor Oeste, solenidade de premiação integra atividades do 85ª aniversário de Goiânia

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Marinha do Brasil, realiza a solenidade de premiação do Concurso de Redação sobre o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira e que dá nome a uma das praças mais tradicionais de Goiânia, a Praça Tamandaré, no Setor Oeste. O evento integra as atividades de comemoração ao 85º aniversário da Capital.

O concurso teve como objetivo incentivar e valorizar a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação e ampliar os conhecimentos acerca da história do Brasil e de Goiânia. Além disso, a iniciativa visou a valorização do Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado ao bem imaterial goianiense e que será revitalizado pela Marinha Brasileira.

Participaram do concurso 42 alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II, de cinco unidades de ensino municipais. De acordo com o regulamento, puderam concorrer redações dos mais variados gêneros textuais, de acordo com o conteúdo ensinado no momento em cada escola. Dos 42 textos, dez foram selecionados para ir a julgamento pela comissão julgadora, na qual premiará os três primeiros colocados.

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, foi um militar da Armada Imperial Brasileira, nascido em 1807, no Rio Grande do Sul, que atingiu o patamar de almirante. Virou herói nacional e Patrono da Marinha de Guerra do Brasil após participar da Guerra da Independência, Confederação do Equador, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai. Além disso, participou dos fortes movimentos de repressão contra as Revoltas do Período Regencial: Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada e Praieira.

SERVIÇO

SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação sobre Almirante Tamandaré
Dia: 24 de outubro (quarta-feira)
Horário: 16h30
Local: Praça Tamandaré, Setor Oeste

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *