Comurg restaura praças públicas

Em dez meses mais de 280 praças públicas passaram por alguma intervenção por parte da Prefeitura de Goiânia

O trabalho executado pela Companhia de Urbanização (Comurg) inclui reparos nas calçadas, plantio de grama e plantas ornamentais, troca de lixeiras quebradas, implantação de bancos, pintura nos equipamentos de ginástica e brinquedos e outros.
Em algumas, as gramas deram lugar às forrações com pedras e areia. O objetivo é manter os espaços harmoniosos sem a obrigatoriedade de irrigar, já que o recurso hídrico está cada vez mais escasso. As praças estão espalhadas em toda cidade e a Comurg atende todas com o trabalho de manutenção e paisagismo.

Este novo conceito de ajardinamento reaproveita matéria prima descartada na natureza, bem como reduz o consumo de água e mão de obra.


Bairro Anhanguera

A intervenção na Praça Casimiro de Abreu, no Bairro Anhanguera, preservou as árvores nativas do Cerrado e frutíferas. No centro da praça, um novo conceito de ornamentação com pedras, areia e madeira deu um novo aspecto ao local e os tocos de madeira se transformaram em floreiras.


Jardim Goiás

O encontro entre as Ruas 52 e 12  no Jardim Goiás recebeu um novo paisagismo com vasos e floreira. O trabalho dos servidores da Comurg valorizou a beleza urbana existente no local.


Leste Universitário

No canteiro central da Rua 257, no setor Leste Universitário, a Companhia preservou os flamboyants existentes e implantou pista de cooper, lixeiras, bancos e canteiros com plantas coloridas, gramas e elementos de jardins sustentáveis. Com o objetivo de reduzir o consumo de água, 40% do projeto foi composto por forrações secas com casca de eucalipto e pedriscos.


Setor Sul

Praça Doutor José Normanha de Oliveira, situada na Rua 94-A, ao lado do Centro Cultural Martin Cererê, no setor Sul, também recebe intervenções do município.  O novo trabalho inclui novos canteiros com plantas coloridas, centro de convivência com pergolato, mesa e bancos, floreiras, calçadas acessíveis com piso tátil e estacionamento com vagas sinalizadas. Novas lixeiras também foram implantadas.


Villa Bella

A Praça Jerônimo José Siqueira no setor Vila Bella recebeu os reparos necessários nas calçadas, nos equipamentos de ginástica, meio-fio e canteiros. O trabalho da Comurg valorizou ainda mais o espaço lazer e convivência.


Residencial Kátia

A Praça do Residencial Kátia recebeu nova iluminação, canteiros, lixeiras e bancos. Para deixar o espaço ainda mais bonito, dezenas de Ipês foram plantados.


Marista

A área verde entre as Ruas 141 e 142, no setor Marista, ganhou novo paisagismo. O destaque foram os bancos mais modernos, construídos na marcenaria da Companhia. Além disso, o espaço ganhou novas lixeiras, floreiras e reparos nas calçadas.


Criméia Leste

A Praça Atílio Correia Lima, no Criméia Leste, foi uma das beneficiadas com a Frente de Serviços da Prefeitura. Lá, além de limpeza e manutenção, a Comurg fez um centro de convivência com canteiros e elementos de jardins.


Vila Mutirão

Na Praça das Palmeiras Vereador Gari Negro Jobs, na Avenida do Povo, no Jardim Liberdade,  a  Comurg colocou floreiras de madeira, pintou os equipamentos de ginástica, os brinquedos, os bancos e instalou novas lixeiras.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães  e João Araújo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *