Prefeitura lança edital de concorrência pública para obras da Leste-Oeste

Licitação está prevista para ocorrer no início de novembro e as obras devem ser iniciadas em janeiro do ano que vem

Em evento no Paço Municipal, a Prefeitura de Goiânia lançou hoje, 1, o edital da concorrência pública para seleção da proposta mais vantajosa para a execução das obras de continuação da Avenida Leste-Oeste, no trecho leste da via, que vai ligar a Rua 74, no Centro de Goiânia, à GO-403, em Senador Canedo.  A sessão pública para abertura das propostas deve ocorrer no início de novembro.

O lançamento do edital foi feito pelo prefeito Iris Rezende em sessão solene que contou com a participação do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Carlos Alberto Moura, do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo, do superintendente executivo de infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Antônio de Cássia Neto, vereadores e secretários municipais.

Pelo projeto estrutural da obra, que foi doado pelo Codese ao Município de Goiânia, o trajeto da Leste-Oeste em seu sentido leste terá 8,1 km de extensão e servirá de eixo de transporte entre Goiânia e Senador Canedo. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Matos, a obra é de suma importância para o município e vai contribuir para desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas de Goiânia.

O custo total da obra deve chegar a R$ 70 milhões e será, por convênio firmado entre Prefeitura de Goiânia e Estado de Goiás, dividido à razão de 50% para cada um dos entes federativos. De acordo com o cronograma estabelecido no edital, as obras devem ser concluídas em até 24 meses depois de assinada a ordem de serviço.

O prefeito Iris Rezende destacou a importância das parcerias público privadas, em especial o apoio do Codese, que, segundo ele, tem sido um importante parceiro na concepção de projetos que visam conduzir Goiânia ao futuro. O prefeito lembrou, ainda, que a execução da obra de continuidade da Leste-Oeste é um sonho antigo, concebido quando assumiu a prefeitura no seu primeiro mandato, em 1965.

De acordo com Iris Rezende, a cidade tendia a crescer apenas para o Sul e para o Oeste, uma vez que ao norte esbarrava-se no Rio Meia Ponte e a leste as obras da BR-153 dificultavam a expansão da cidade.

“Hoje, no entanto, Goiânia cresce em todos os sentidos. A construção desse lado da Leste-Oeste é a realização de um sonho antigo, um desejo de levar a essa parte da cidade o desenvolvimento que a Capital como um todo está a merecer”, destaca.

Sobre as parcerias firmadas para a realização do projeto, o prefeito Iris Rezende lembrou que durante toda sua vida pública buscou associação de forças para a realização de obras e projetos de interesses da população.

“Essa obra da Leste-Oeste é um projeto que exige muitos recursos e participação de todas as forças das três esferas de governo, além da iniciativa privada, como foi o caso do Codese, que nos doou o projeto dessa obra. Prefeitura e Estado deram as mãos e firmaram convênio no sentido de viabilizar essa obra que vai beneficiar Goiânia e região metropolitana. Caso for preciso, buscarei também recursos federais”, disse Iris Rezende, ressaltando a importância desse projeto para Goiânia e reafirmando que, até o término do seu mandato, continuará envidando todos os esforços para preparar um futuro seguro e tranquilo para a população da Capital.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *