Direitos Humanos realiza ação em comemoração ao Setembro Azul

Evento faz parte da programação em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no Setembro Azul

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) celebra nesta quinta-feira, 27, em sua sede no setor Sul, o Dia Nacional do Surdo. A data oficial da comunidade é 26 de setembro, mês identificado como o Setembro Azul.

No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857. Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos como este. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues para o ensino da Libras.

Para o titular da SMDHPA, Filemon Pereira, este é o mês que a comunidade surda destaca sua luta por inclusão. “O poder público se atém na inclusão da comunidade na sociedade. É um mês escolhido para comemorar e relembrar a luta por direitos. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade”, ressalta Filemon.

A pasta que abriga a Superintendência da Pessoa com Deficiência preparou ações em uma programação voltada aos surdos e à população em geral, a partir das 8h30 de amanhã.

Estão previstas palestra sobre a Importância e a conquista da Central de Libras no município de Goiânia, ministrada pelo superintendente municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Antônio José; exposição do material de acessibilidade para comunicação do surdo; e, ainda, exposição dos dados estatísticos de atendimento da Central de Libras de Goiânia no período de janeiro de 2018 até a presente data.

O objetivo da Central de Libras é facilitar a comunicação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva em atendimentos médicos e audiências jurídicas, entre outros serviços.

Setembro Azul

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas.

SERVIÇO

Ação em homenagem ao Setembro Azul
Data: 26 de setembro (quinta-feira)
Horário:  das 8h30 às 12h
Local:  Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA)
Endereço: Rua 99, 66 – Setor Sul

Antonio Bento, da Diretoria de Jornalismo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *