Escola municipal promove 4º Congresso Sustentável

Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda realiza ações entre alunos e comunidade escolar com tema sobre Consumo Responsável

Na manhã desta quinta-feira, 20, teve início o 4º Congresso Benedita Luiza Sustentável, da Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda, localizada no Setor Pedro Ludovico. O tema desta edição foi “Consumo consciente: transformar um ato de consumo em uma prática de cidadania”. De acordo com a coordenadora da instituição, Carla Posse, o evento busca “uma mudança de postura ampliando a consciência ambiental dos nossos alunos e suas famílias, a mudança do nosso planeta só vai começar a partir de pequenas mudanças que serão somadas”.

A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral Vozes em Canto, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), e com a narrativa de um breve histórico da instituição, que completa 37 anos de existência ainda neste mês de setembro, e também do Congresso, que teve seu início em 2015. A primeira ação do dia foi uma palestra sobre mobilidade urbana com Marcos de Souza, diretor de uma empresa de bicicletas elétricas. Além dessa, foi realizada palestra sobre descarte consciente de lixo eletrônico e apresentação das turmas de Educação Infantil sobre animais de estimação.

Elvira Neta, diretora da E.M. Benedita Luiza desde 2013, contou que trabalhos voltados para sustentabilidade fazem parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e que durante todo o ano os alunos desenvolvem ações do tipo. “Todo ano nós escolhemos um tema para focar, inserimos ações de sustentabilidade no nosso PPP. No primeiro ano do congresso, trabalhamos com a água, depois com lixo e no ano passado fizemos sobre o cerrado. Os alunos participam e se envolvem bastante, abraçam a causa”, disse.

Segundo a diretora, a participação da comunidade escolar também é intensa. Exemplo disso é Simari Santana, mãe do Carlos Eduardo, de 12 anos. Recém-chegados do Pará, esse é o primeiro evento em que mãe e filho participam na instituição e ela ressaltou que vai utilizar os aprendizados do Congresso dentro da própria casa. “A escola é onde eles passam a maior parte do tempo. Se a escola está ensinando e nós em casa também, isso significa que será melhor para todos. Pretendo adotar as medidas ensinadas aqui no Congresso em casa, principalmente em relação à água e energia. Não é um aprendizado só para os alunos, mas também para nós”, destacou.

O 4º Congresso Benedita Luiza Sustentável se estende até a sexta-feira, 21, das 8h às 16h, com palestras, mesas redondas, exposições de vídeo, apresentações culturais dos alunos, premiação do concurso de desenho e teatro de fantoches.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *