Goiânia ultrapassa a meta e vacina mais de 95% das crianças contra sarampo e pólio

Pais e responsáveis atenderam o chamado da Prefeitura e compareceram aos postos de Saúde. Desde o início de agosto, cerca de 138 mil vacinas foram aplicadas na Capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças com idade entre um ano e menores de cinco contra o sarampo e a poliomielite. O balanço divulgado nesta segunda-feira, 17, mostra que a Capital registrou uma cobertura vacinal de 95,25% para o sarampo e de 96,45% para a poliomielite. Ao longo dos meses de agosto e setembro as doses ficaram disponíveis nos postos de saúde do município.

‘Estamos muito satisfeitos com os resultados. Os pais e responsáveis atenderam o nosso chamado e entenderam a importância de proteger as crianças contra essas doenças’, comemora a secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué. A campanha que estava prevista para encerrar no dia 31 de agosto chegou a ser prorrogada por mais duas semanas devido os índices ainda não serem satisfatórios.

Entre as estratégias adotadas pela Prefeitura para atingir a cobertura destacam-se as disponibilidade das doses em 66 salas de vacina em todas as regiões de Goiânia, a abertura de todos os postos durante dois sábados de mobilização, a vacinação em creches e escolas municipais e campanha publicitária alertando os pais e responsáveis da necessidade de vacinarem as crianças. Ao todos foram aplicadas 69.665 doses contra a poliomielite e 68.799 contra o sarampo.

As vacinas contra a pólio e sarampo fazem parte do calendário de rotina da criança e estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde da rede municipal. A SMS alerta para que pais e responsáveis mantenham o cartão de vacinação das crianças atualizado e procurem uma unidade de saúde quando tiverem dúvidas sobre o assunto

Lucas Lima, da editoria de Saúde

Foto: Lucas Lima

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *