Prefeitura realiza ação para prevenir acidentes com escorpiões na região Norte

Moradores dos bairros Antônio Carlos Pires e Orlando de Morais receberão orientações para evitar a proliferação dos animais

A diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) inicia nesta terça-feira, 18, uma ação para prevenir acidentes com escorpiões na região Norte da Capital. Cerca de 20 agentes de combate às endemias visitarão os setores Antônio Carlos Pires e Orlando de Morais. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação dos animais.

“A previsão é que as visitas nestes dois bairros durem de uma semana a dez dias. Depois avançaremos para outras regiões da cidade”, explica o biólogo e gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Welington Tristão. Os residenciais Orlando de Morais e Antônio Carlos Pires, por serem bairros recentes, possuem muitos canteiros de obra e entulhos e, por isso, a atenção e o controle desses animais deve ser redobrado.

Quem encontrar escorpiões em casa pode solicitar uma visita de técnicos da Secretaria Municipal Saúde por meio dos telefones 3524-3131 e 3524-3124. Entre os cuidados com os animais estão: tampar ralos e pias de banheiros para evitar que os insetos entrem nas casas; vistoriar roupas e calçados antes de usá-los; controlar baratas, já que os animais são fonte de alimentos para os escorpiões; e evitar lixo e entulho.

Praga urbana

Os escorpiões são considerados uma espécie de praga urbana. A espécie mais comum em Goiânia é a de escorpião amarelo. Os animais são peçonhentos e podem matar. No caso de uma picada dos insetos, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de atendimento de urgência e emergência 24 horas.

No ano passado foram realizadas 141 visitas técnicas a domicílios de Goiânia. Até julho deste ano já foram feitas 103 vistorias em diferentes regiões. Os animais são recolhidos e encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-GO). De lá, eles seguem para o Instituto Butantã, em São Paulo, para produção de soro antiescorpiônico.

Serviço

Data: Terça-feira, 17 de setembro de 2018
Horário: Às 9h
Local: Sede do Centro de Saúde da Família Antônio Carlos Pires
Endereço: Rua ACP-4 com Rua ACP-2, na Área Pública Municipal 6, no setor Antônio Carlos Pires

Lucas Lima, da editoria de Saúde

Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *