Dia Mundial da Limpeza tem atividades em Goiânia neste sábado

Movimento visa realizar mobilização social sobre o descarte irregular dos resíduos. Além de debates e orientações, voluntários farão limpeza nos parques como ato simbólico de conscientização

A grande ação voluntária de limpeza mundial também acontece em Goiânia neste sábado, 15, por iniciativa da Prefeitura de Goiânia em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, empresas, ONGs e voluntários. O dia Mundial de Limpeza contra com a participação da Agência Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Comurg e Secretaria Municipal de Educação.

A ação irá abranger a área do Jardim Botânico e adjacências, localizado entre a Alameda do Contorno (3ª Radial) e as Avenidas Jardim Botânico, Botafogo e Rua Nonato Mota, no Setor Pedro Ludovico. O evento terá início às 8 horas, com uma abertura solene no anfiteatro ao ar livre, próximo à administração do Jardim Botânico. Mais de 300 escoteiros são esperados apenas no período vespertino.

Segundo o coordenador do movimento Limpa Goiás e do evento, Giovane Toledo, haverá uma roda de conversa sobre o tema da problemática do descarte incorreto do lixo doméstico e um treinamento com todos os participantes. ‘Os voluntários receberão luvas, sacos de lixo e em seguida partirão para a coleta de todo o lixo encontrado no caminho’, destaca.

Ao fim da coleta, será servido um coquetel, sorteio de brindes e o lixo recolhido será separado em 3 frações: recicláveis, orgânicos compostáveis e rejeitos. ‘O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no debate do descarte irregular dos resíduos, propondo, através de sugestões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a nossa cidade’, afirma Giovane.

Evento

O Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento.

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo. Em 15 de setembro, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminiur o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa ‘onda verde’ de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo. Visite o site www.letsdoitworld.org e www.worldclenupday.org

CRONOGRAMA

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA EM GOIÂNIA 

Data: 15 de setembro
Horário: 8h às 18h
Local: Jardim Botânico de Goiânia

Período matutino
8h – Abertura
8h30 – Roda de conversa
9h – Orientações sobre a ação
9h30 – Início da limpeza no parque
11h – Lanche com frutas para os participantes
11h20 – Separação dos resíduos
11h30 – Fechamento do período matutino com sorteio de brindes aos participantes presentes
12h – Destinação dos resíduos

Período vespertino
14h – Roda de conversa
14h30 – Orientações sobre a ação
15h – Início da limpeza no parque
17h – Lanche com frutas para os participantes
17h20 – Separação dos resíduos
17h30 – Encerramento com sorteio de brindes aos participantes presentes
18h – Destinação dos resíduos

ATIVIDADES PARALELAS: 

Semana do Cerrado com Secretaria Municipal de Educação e Esporte – Pré evento do Dia Mundial da Limpeza – Parque Zoológico – Data: 13 de setembro Horário: 9h – 11h
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA GOIÂNIA – Morro da Serrinha Data: 15 de setembro Horário: 8h – 12h
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA GOIÂNIA – Parque Areião Data: 15 de setembro Horário: 8h – 12h
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA GOIÂNIA – Parque Vaca Brava Data: 15 de setembro Horário: 8h – 18h

Antonio Bento, da Diretoria de Jornalismo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *