Sedetec realiza curso sobre Empreendedorismo e Inovação

Atividade integra o Programa Empreende Gyn, iniciado nesta segunda-feira, 10. Aula inaugural ocorreu ontem e reuniu 70 alunos no espaço cedido pelo Mega Moda

O circuito de cursos oferecidos por meio do Empreende Gyn, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), começou nesta segunda-feira, dia 10, com intensa aprendizagem teórica sobre Empreendedorismo e Inovação. Esta temática de abertura, que reuniu 70 alunos no Mega Moda Hotel, é para dar um panorama sobre todo conteúdo que será abordado durante os seis dias de formação, destacando a importância e as diferenças do que é empreender e inovar, bem como a aplicação desses dois conceitos juntos para o fortalecimento gerencial da empresa.

O programa segue com atividades nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 deste mês e, nesta terça-feira, já inicia ensinamentos sobre estruturação de negócios. Na quarta, o assunto será arrematado com a introdução do Canvas, que é um mapa visual que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. A inserção da ferramenta possibilitará que os participantes saibam como estruturar e inovar os próprios empreendimentos por meio da metodologia e, para isso, eles receberão a parte teórica inicialmente e, logo depois, a prática será repassada com o apoio dos mentores voluntários do Instituto Federal de Goiás (IFG).

No dia 17, os alunos do Empreende Gyn aprenderão sobre Marketing e Mídias Sociais, temáticas repassadas pelo pessoal do Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (ADMKT), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já o dia 18 será todo voltado para atuação de mentorias, com muito conteúdo prático, para reforçar todo ensinamento repassado. Também nos dias 17 e 18, as instituições bancárias participam do evento, expondo as linhas de crédito. E, nesta segunda edição, o programa contará com a presença do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Goiás Fomento.

E finalizando as atividades do 2º Empreende Gyn, o dia 19 foi reservado para treinamento prático com o software da empresa Market Up. Trata-se de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial que auxiliará no controle das compras, vendas, estoque e área financeira. A ideia dos organizadores é focar no que os empresários são bons e automatizar toda parte operacional do negócio. Pelo aplicativo, eles também terão disponível uma loja virtual que ampliará ainda mais a comercialização de produtos.

Para o titular da Sedetec, Ricardo De Val, é importante parabenizar cada aluno que disponibilizou esse precioso tempo para participar do Empreende Gyn. “Precisamos nos unir para mudar uma realidade no nosso país, onde um terço das novas empresas fecha em apenas dois anos”, destaca o secretário, citando dados do estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil de 2016, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae. “Por meio do nosso programa, queremos dar subsídios para que possamos reduzir drasticamente esse quantitativo em Goiás, promovendo a formação gerencial de empresários e alavancando seus negócios, bem como fortalecendo o comércio para o pleno desenvolvimento econômico da cidade”, ressalta o gestor.

Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *