Qualidade da educação municipal supera meta projetada para 2019

Avanços obtidos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental colocam Goiânia acima da média no resultado geral da rede pública municipal no Brasil

A rede municipal de educação de Goiânia superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anunciados na manhã de hoje, 03, em Brasília, com a presença do secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, colocam Goiânia em patamar de crescimento acima da média para o ensino público municipal.

Segundo o resultado, os alunos do Ensino Fundamental obtiveram nota de 5.8 nos anos iniciais e 4.7 nos anos finais, metas que estavam projetadas para 2019.A média nacional das redes municipais registrou índice de 5.6 nos anos iniciais e 4.3 nos anos finais. O crescimento da educação municipal de Goiânia é resultado de investimentos em formação continuada, planejamento pedagógico, valorização dos profissionais e reestruturação física das escolas.

Rede Municipal

Além do avanço de modo geral, individualmente as escolas avaliadas cresceram e atingiram os resultados esperados pelo governo federal. A análise dos dados demonstra que 72% das instituições alcançaram o índice projetado nas metas para 2017. Ao todo são 173 escolas municipais que atendem 68 mil alunos no ensino fundamental, sendo 44 mil nos anos iniciais e 23 mil nos anos finais.

Cada instituição atua dentro da proposta político-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) que está baseada em princípios como a gestão democrática, trabalho coletivo, inclusão, formação integral e centralidade dos processos educativos nos alunos, com respeito aos ritmos de aprendizagem e desenvolvimento humano.

Indicador

O Ideb é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho em exames padronizados nacionalmente, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice é mensurado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que avalia as redes municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o país.

Roseneide Ramalho da Silva, da editoria de Educação e Esporte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *