Goiânia ganha novas linhas do transporte coletivo

Prefeito percorre de ônibus o trajeto de uma das linhas, 933, que liga a região Noroeste ao Campus Samambaia da UFG

Começou a operar nesta terça-feira, 4, a primeira das seis novas linhas que reforçam o sistema de transporte de Goiânia. As novas linhas visam ampliar as ligações entre os bairros e possibilitar maior agilidade e acessibilidade a pontos de integração no sistema de transporte.

Com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, secretários e representantes das empresas de transporte, foi apresentado, em evento no Terminal Recanto do Bosque, os detalhes técnicos da ampliação do serviço. ‘As linhas vão sanar as deficiências de região para região e atender aos desejos de deslocamentos das novas centralidades, com ampliação das opções de conectividade na RMTC como um todo’, salientou o diretor técnico da CMTC, Benjamin Kennedy.

Um exemplo da interligação destas novas centralidades é a linha 934 que irá possibilitar que passageiros da região Leste de Goiânia possam acessar, de forma direta, a região Sul. Os moradores do Recanto das Minas Gerais terão acesso mais fácil ao Paço Municipal e ao Shopping Flamboyant. As ligações entre as regiões serão ampliadas, beneficiando a população que terá condições de maior mobilidade.

O prefeito Iris Rezende garante que a iniciativa é apenas o começo de uma série de medidas que serão implementadas para melhorar o transporte coletivo da Capital. ‘Iniciamos aqui hoje um novo comportamento administrativo na área do transporte coletivo. Precisamos de rapidez no atendimento das demandas’, garante Iris.

Para atender às novas necessidades da cidade foram realizados estudos técnicos que embasam a criação das seis novas linhas, que visam responder a estas novas demandas que, a cada dia, surgem nos arredores de Goiânia.

A finalidade é melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso ao transporte público, acompanhando o desenvolvimento da cidade, garantindo mobilidade e facilidades à vida dos passageiros.

933 – Terminal Padre Pelágio/Recanto do Bosque/Campus UFG

A primeira das novas linhas começou a operar nesta terça-feira, 4, e irá atender a uma antiga reivindicação dos Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Samambaia.

Chegar de ônibus no Campus da UFG sempre foi um desafio para quem mora em determinadas regiões de Goiânia. Para os estudantes do Campus Samambaia, a nova linha possibilitará mais um importante acesso direto ao Campus. Antes estes precisavam fazer caminhos diversos para chegar ao setor Itatiaia, agora o acesso ao campus será facilitado, pois haverá integração e ligação direta.

Quem antes precisava sair do Terminal Padre Pelágio, ir até o Terminal Praça A, para depois fazer uma conexão para o Campus da UFG, economizará cerca de 25 minutos por viagem. A principal melhoria é que estes passageiros não precisam mais passar por tantos transbordos.

A ligação entre o Terminal Padre Pelágio e o Campus da UFG, passando por setores importantes como o Nova Esperança, Finsocial, Morada Nova, Terminal Recanto do Bosque e Balneário Meia Ponte, possibilitará mais agilidade aos usuários. Iris embarcou na linha 933 e foi até o Campus Samambaia. O percurso que antes demorava cerca de uma hora e meia foi realizado em pouco mais de 20 minutos.

6 novas linhas

229 km de extensão de linhas

11.500 km rodados por dia útil

44.000 novos lugares ofertados por dia

Antonio Bento, da Diretoria de Jornalismo.
Fotos: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *