Centro de Saúde Dom Fernando celebra mês do aleitamento materno

Grávidas e profissionais de saúde participaram das palestras sobre os benefícios do leite materno para a saúde das crianças

O Centro de Saúde da Família (CSF) Dom Fernando II, localizado na região Leste de Goiânia, realizou na quinta-feira, 23, uma ação para celebrar o mês do aleitamento materno. Anualmente, a unidade participa da campanha ”Agosto Dourado” com atividades de conscientização sobre a importância da amamentação. Cerca de 15 gestantes atendidas no local participaram do encontro.
Além de reforçar a importância do aleitamento para as mães, a conversa também sensibilizou os profissionais da saúde que lidam na atenção básica. A coordenadora geral do CSF, Laurice Lima Azevedo, destacou que ‘o evento é significativo para os os agentes de saúde, pois ao compartilharmos um conhecimento mais aprofundado sobre a amamentação conseguimos orientar da melhor forma as mães, inclusive as que recebem atendimento domiciliar e carecem de uma atenção singular de nossas equipes”.
A organização do evento foi comandada pela equipe multiprofissional da unidade. A programação contou com a palestra da nutricionista do Distrito Sanitário Leste, Lina Monteiro de Castro, da professora da Escola de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Aline Alves Brasileiro, e de alunos de graduação da instituição.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o aleitamento seja feito até dois anos e que seja exclusivo até os seis meses de vida.

Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde

Foto: Ascom/SMS

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *