Direitos Humanos empossa novo Conselho Municipal da Igualdade Racial

40 novos membros tomaram posse para o biênio 2018/2020; objetivo é propor políticas públicas para promoção de direitos raciais

Foi empossado nesta quarta-feira, 22, o novo Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial para o Biênio 2018/2020. Os 40 novos conselheiros, 20 titulares e 20 suplentes foram empossados pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) na sede do órgão.

Os representantes foram divididos entre governamentais e da sociedade civil. Os membros que foram nomeados deverão propor políticas públicas de promoção da igualdade racial e formular as diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção da igualdade racial.

Filemon destaca que o conselho deverá acompanhar e avaliar as ações no âmbito do Município de Goiânia. “O combate ao racismo e à discriminação racial e a garantia dos direitos dos grupos étnico raciais historicamente discriminados, com ênfase na população negra e afrodescentes”, destaca o titular da SMDHPA.

O secretário destacou também que este é o terceiro conselho estruturado pela SMDHPA. ‘Primeiro foi o da Pessoa com Deficiente, depois o da Juventude e agora o da Igualdade Racial. Todos mecanismos de proteção de minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade’, salienta.

“Dezenas de pessoas vítimas procuram diariamente a secretária e são todas acolhidas e buscamos dar proteção. Reitero o compromisso de abertura da secretaria para que todos os assuntos de minorias sejam tratados e políticas sejam articuladas’, concluiu.

Para Fábio Pedrosa, membro do conselho, o momento é de vigília para que seja revertido o retrocesso na cultura do racismo e intolerância. “Os últimos anos foram difíceis no tocante ao comportamento discriminatório. Muitos exemplos de ódio na internet e outros ambientes precisam ser atacados na base, como é o objetivo do fórum”, esclarece.

Antonio Bento, da diretoria de Jornalismo.
Fotos: Dias Neto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *