Reaberto há seis meses, Ciams Urias Magalhães atende usuários do SUS em Goiânia

Além de urgência e emergência 24 horas por dia, local também é um centro de especialidades multiprofissionais, com ambulatório médico, odontológico e atendimento com fonoaudiólogos e nutricionistas

Fechado por quase cinco anos e reinaugurado em fevereiro deste ano, o Ciams Urias Magalhães, localizado na região Norte de Goiânia, segue atendendo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia. Milhares de pessoas recebem assistência mensalmente na unidade. Além do serviço de urgência e emergência 24 horas por dia e de um centro de especialidades odontológicas, o local também oferece atendimento de consultas especializadas em diversas especialidades médicas e multiprofissionais.

Para atender as necessidades da população, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia priorizou, dentre outros projetos, a reabertura do local e de outras unidades que estavam igualmente fechadas por um longo período de tempo. Com o entendimento de que o foco da gestão deve ser no usuário, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) empenhou esforços para reativar o local. ‘Logo no início da administração realizamos visitas para avaliar as condições do prédio. A situação era de abandono’, lembra a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.

As obras foram iniciadas durante o primeiro Mutirão da Prefeitura. Inicialmente, o local recebeu serviços na parte elétrica, hidráulica, de serralheria e pintura. Com uma nova fachada, o Ciams também recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral e novos equipamentos. O piso foi restaurado e as recepções ficaram aptas à atender a população.

Seis meses após ser reaberto, o local é presta um importante serviço de saúde na região Norte de Goiânia e recebe pacientes encaminhados de unidades básicas de saúde de todos os locais da Capital que necessitam de tratamento com especialistas. O Ciams Urias Magalhães é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária que se articula com a atenção básica, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a atenção domiciliar e também com a atenção hospitalar.

Entre os especialistas que atendem no local estão otorrinolaringologistas, pneumologistas, fonoaudiólogos e nutricionista. No local também funciona um centro de especialidades odontológicas. É o quinto serviço do tipo na rede de saúde bucal de Goiânia. Os pacientes são encaminhados, via regulação, para procedimentos mais delicados que envolvem os dentes, como tratamento de canal, por exemplo.

O funcionamento do Ciams é regido por diretrizes do modelo assistencial do SUS descritos em portarias do Ministério da Saúde, como as que falam sobre o dimensionamento dos recursos humanos, serviços de apoio diagnóstico, programa nacional de segurança do paciente e regulamento técnico dos sistemas de urgência. A unidade também cumpre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde propostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde
Foto: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *