Presidente da Amma apresenta à Câmara Municipal o programa Amigo do Verde

Objetivo é buscar parceiros da iniciativa privada para melhoria dos parques da Capital

O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, esteve na manhã desta quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Goiânia para apresentar à Comissão de Meio Ambiente o Programa Amigo Verde, cuja minuta do projeto de lei se encontra na Casa Civil para ser encaminhada ao prefeito Iris Rezende.

Gilberto Neto relatou aos vereadores presentes – Gustavo Cruvinel (presidente da Comissão de Meio Ambiente), Paulo Magalhães, Izídio Alves, Weligton Peixoto, Zander Fábio e Cristina Lopes – que “o projeto de grande relevância socioambiental para Goiânia e que ele visa buscar parcerias entre o poder público e empresas privadas, entidades sociais, no sentido de promover melhorias nos parques da Capital’.  Os parceiros poderão fazer divulgações publicitárias nas edificações e equipamentos públicos.

O presidente, no entanto, frisou que nem todo tipo de empresa pode participar dessa parceria, no caso se referiu às que comercializam bebidas alcoólicas, cigarros. “Cobrança de acesso aos parques urbanos faz parte das proibições que os parceiros terão de obedecer”, diz o presidente, destacando mais: “caberá a eles zelar pela manutenção, conservação e recuperação da área adotada em conformidade com critérios permitidos pela Amma”.

Após expor o projeto, Gilberto Neto citou as ações de sua Pasta na ação fiscalizatória de descartes irregulares de resíduos sólidos e lixo doméstico em cursos hídricos, parques e áreas verdes. Destacou que muitas ações da Amma nesse sentido são decorrentes de denúncia da comunidade pelo 161 ou o Whatsapp 99148- 7695. Ele inclusive falou da operação fiscalizatória que houve hoje, 16, sobre descartes irregulares na beira do Rio Meia Ponte, na Vila Roriz, numa parceria entre a Amma e Delegacia de Meio Ambiente.

Outro assunto citado pelo presidente foi o Plano Municipal de Saneamento Básico de Goiânia, que vai envolver abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem pluvial. Gilberto Neto inclusive levou cartazes e folders, que foram distribuídos aos vereadores, aos quais ele pediu a colaboração no sentido de divulgar.

Sinésio Dioliveira, da editoria de Meio Ambiente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *