Salas de vacina abrem neste sábado para campanha contra Sarampo e Pólio

Postos funcionarão das 8 às 17 horas e estão preparados para receber crianças na faixa etária que vai de um a quatro anos e onze meses (menores de cinco anos)

As salas de vacina da Prefeitura de Goiânia estarão abertas neste sábado, 18, para o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Cerca de 85% das crianças da Capital ainda não foram vacinadas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para que pais e responsáveis levem os pequenos aos postos de saúde. O sarampo pode levar à morte e a poliomielite, ou paralisia infantil, deixa sequelas graves.

Em Goiânia serão 66 salas abertas das 8 às 17 horas. Crianças de um ano a quatro anos e onze meses (menores de cinco anos) anos vão receber uma dose de reforço das vacinas. Para imunizar contra a pólio será administrada a gotinha, enquanto para o sarampo quem vai garantir a proteção será a tríplice viral, que também atua contra a caxumba e a rubéola. ‘O dia é uma oportunidade para quem não pode procurar os postos de saúde durante a semana’, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.

A abertura do Dia D será realizada às 8h no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante, no setor Pedro Ludovico. De acordo com o Ministério da Saúde, 72.230 crianças estão dentro da faixa etária que deve ser vacinada na Capital. A meta é imunizar 95% deste público ao longo do mês de agosto. Diante da confirmação de óbitos por sarampo no Brasil, Flúvia Amorim alerta que ‘devemos nos mobilizar para garantir a proteção das nossas crianças’.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite começou no dia 06 e segue até o dia 31 com ações de imunização executadas pela Prefeitura. Dados parciais da SMS mostram que já foram vacinadas, até o momento, 11.116 crianças contra a pólio (15, 39% do público-alvo). No caso do sarampo, foram imunizadas 11.100 crianças (15,37%).  A orientação é que os pais ou responsáveis apresentem o cartão de vacinas para avaliação do histórico.

Confira aqui a lista das salas de vacina em Goiânia.

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde
Foto: Lucas Lima

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *