Operação Cata Pneus inicia atividades do segundo semestre

De janeiro a junho foram recolhidos 83.701 pneus em Goiânia. Ação segue até o final do ano e vai percorrer diferentes pontos da cidade

Mesmo no período mais seco do ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com as ações da Operação Cata Pneus. Nesta quarta-feira, 08, a partir das 8h, agentes de combate às endemias se reunirão na Praça do Trabalhador, no setor Central, para atividades na região. O evento faz parte do cronograma de atividades do segundo semestre de 2018.

Até dezembro as ações devem ocorrer todas as quartas-feiras em diferentes bairros de Goiânia. O intuito da Prefeitura é recolher materiais que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti. “Nosso objetivo é combater os focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância de evitar que ele encontre locais para procriar”, explica o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Gildo de Paula.

Quem tiver pneus inservíveis em casa ou em estabelecimento comercial próximo ao local deve levá-los ao ponto de encontro para que seja feito o descarte adequado pela equipe da Zoonoses. A participação da população é fundamental para reduzir os casos de doenças causadas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.

Dados

Estima-se que cerca de quatro mil pneus sejam coletados nesta edição da operação. Ao longo do primeiro semestre foram recolhidos 83.701 pneus por toda a Capital. Nos materiais foram encontrados e eliminados 1.076 focos do mosquito Aedes.

O descarte irregular de materiais como pneus é um problema para a saúde pública por ser tratar de um criadouro em potencial para proliferação do Aedes aegypti. Segundo o Boletim Epidemiológico da SMS, neste ano já foram notificados 24.417 casos de dengue em Goiânia.

Confira aqui o cronograma de atividades para o segundo semestre de 2018.

SERVIÇO

Operação Cata Pneus inicia atividades do segundo semestre

Data: 8 de agosto (quarta-feira)
Horário: Às 8h
Local: Praça do Trabalhador
Endereço: Avenida Independência, s/n, setor Central

Lucas Lima, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *