Amamentação é tema de evento na Maternidade Nascer Cidadão

Atividade faz parte da campanha que destaca os benefícios do leite materno para a saúde das crianças

Para celebrar a Semana Mundial de Amamentação, a  Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) lança nesta quarta-feira, 1º, a campanha de aleitamento materno. A abertura, que será na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), vai destacar que o leite é importante para o desenvolvimento das crianças e que os benefícios do alimento persistem até a vida adulta. Ao longo de todo o mês, ações de conscientização serão realizadas em diferentes unidades de Saúde da Capital.

Entre as atividades programadas está a palestra “Por que a amamentação tem vantagens que se prolongam na vida adulta?”. A apresentação será realizada pelo médico pediatra e coordenador do Banco de Leite Humano da MNC, Sebastião Leite. Além de reforçar a importância do aleitamento para as mães que estarão presentes, o propósito da conversa é sensibilizar os profissionais da saúde que lidam na atenção básica do município e nas maternidades para que incentivem as mãe a amamentarem.

A assistente social da SMS, Rosa Martins Vieira, destaca que ao longo dos últimos anos muitos avanços de pesquisas científicas mostraram a importância do leite materno para a saúde das pessoas. “A qualificação é importante para destacar os benefícios do alimento para as crianças e conscientizar os profissionais para que orientem as mães a amamentarem os filhos”, pontua Rosa.

Além de profissionais de Saúde que atuam na região Noroeste e mães que estão na Maternidade, o evento também conta com a participação da gerência de Ciclos de Vida da SMS, do Conselho Local de Saúde da MNC e nutricionistas e acadêmicos da Universidade Federal de Goiás.  A nutricionista da MNC, Rosimeire Aráujo, também participa da organização do evento.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o aleitamento seja feito até dois anos e que seja exclusivo até os seis meses de vida.

SERVIÇO
Assunto: Abertura da Campanha de Aleitamento Materno
Data: 1º de agosto, quarta-feira
Horário: Das 9h às 12h
Local: Maternidade Nascer Cidadão
Endereço: Av. Oriente Área Pública 09, Jardim Curitiba III.

Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde.
Foto: Divulgação Ministério da Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *